Desigualdade social e o (in)sucesso dos alunos nas disciplinas de Física: Como equacionar esse problema?

Autores

  • Paulo Lima Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v5i2.9801

Palavras-chave:

Desigualdade social.

Resumo

O presente trabalho traz uma an´alise da rela¸c˜ao existente entre as desigualdades sociais e as trajet´orias escolares. A intensa pesquisa documental e bibliogr´afica indicou que os fatores econˆomicos nem sempre s˜ao determinantes para os acontecimentos escolares. E ainda, h´a fortes ind´Ä±cios que a unifica¸c˜ao e a facilita¸c˜ao da avalia¸c˜ao n˜ao s˜ao instrumentos eficazes na redu¸c˜ao da desigualdade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Lima Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de F´Ä±sica, UFRGS, RS, Brasil.

Referências

Pierre Bourdieu, Rev. Fra. de Soc. 15, 1 (1974) p. 3-42.

Erika Regina Mozena e Fernanda Ostermann, Rev. Bras. de Ens. de Fis. 36, 1403 (2014).

Luiz Carlos de Freitas, Pro-Posi¸c˜oes 16, 3 (2005) p. 111-144.

Claussen and Jonathan Osborne, Sci. Educ. 97, 1 (2013) p. 58-79.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Lima Junior, P. (2016). Desigualdade social e o (in)sucesso dos alunos nas disciplinas de Física: Como equacionar esse problema?. E-Boletim Da Física, 5(2), 1–6. https://doi.org/10.26512/e-bfis.v5i2.9801

Edição

Seção

Divulgação científica e Ensino de Física