Newspeak as Coronaspeak 2020

Autores/as

  • Alwin F. Fill Dept. of English, Graz University, Austria

Palabras clave:

Coronalíngua; novilíngua metafórica; teorias da conspiração; covidiotas de home-office.

Resumen

Em 2020 um virus chamado corona criou uma situação que não se via desde a Segunda Guerra Mundial. Todo mundo estava em perigo (agora de ser infectado); as pessoas tinham que ficar em casa a fim de evitar ser atingidas pelos bombardeios (agora por um vírus). Essa situação deu lugar ao surgimento de diversas palavras novas e ao uso de frases que descrevem o perigo e as medidas tomadas contra ele de modo direto e às vezes de forma metafórica. Os jornais se valeram da situação considerando a linguagem usada, mas também descrevendo os fenômenos linguísticos originados na situação. Em um jornal austríaco (Kleine Zeitung ‘pequeno jornal’), o jornalista George Renne chamou a linguagem usada pelo governo de “novilíngua” (newspeak), ecoando o romance 1984 de George Orwell. No presente artigo, as criações verbais mais interessantes serão discutidas, além dos vários modos pelos quais uma situação inesperada (em todo o mundo) tem afetado o uso da língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alwin F. Fill, Dept. of English, Graz University, Austria

Especialista em linguística aplicada e professor de inglês na Universidade de Graz (Áustria), onde se aposentou em 2010, mas continua ativo em pesquisas, publicações e participação em eventos. Já em 1987 Fill falava em ecolinguística, como no livro Wörter zu Pflugscharen: Versuch einer Ökologie der Sprache, Viena: Böhlau. É autor do primeiro livro de introdução à ecolinguística (Ökolinguistik: Eine Einführung, Tübingen: Gunter Narr, 1993), além de diversos outros livros individuais e coletâneas. Uma coletânea marcante é The ecolinguistics reader (Londres: Continuum, 2001), organizada com Peter Mühlhäusler. Uma de suas últimas obras é The language impact: evolution, system, discourse, Londres: Equinox, 2010. Esse livro é um apanhado geral da história das ideias linguísticas, com a finalidade de demonstrar a tese de que o surgimento da língua na espécie humana foi semelhante ao impacto de um meteoro na terra. Em ECO-REBEL v. 1, n. 2, 2015, p. 132-136, podemos ver minirresenhas de mais dois livros de Fill. São eles: 1) Kinder- und Jugendlinguistik. Sprachspiel - Sprachwelt ”“ Sprachkritik. Viena: LIT Verlag, 2014 (Criança e linguística dos jovens: jogos linguísticos, mundo da linguagem, crítica da linguagem); 2) Linguistische Promenade: eine vergnügliche Wanderung durch die Sprachwissenschaft von Platon zu Chomsky. Viena: LIT Verlag, 2013, 3ed. (Passeio linguístico: uma caminhada divertida pela linguística de Platão e Chomsky).

Citas

YOUNG, John Wesley. Totalitarian Language. Orwell’s Newspeak and its Nazi and Communist Anticidents. Charlottesville: University Press of Virginia, 1991.

Publicado

2020-12-19

Cómo citar

Alwin F. Fill. (2020). Newspeak as Coronaspeak 2020. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 6(4), 13–18. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/35671

Número

Sección

Artigos