Análise do ecossistema ficcional em “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector

Autores

  • Mayara Macedo Assis UFG/Nelim
  • Elza Kioko N. N. do Couto UFG/NELIM/CNPq

Palavras-chave:

Análise do Discurso Ecossistêmica; Literatura; Clarice Lispector; Interculturalidade.

Resumo

Para a Linguística Ecossistêmica (LE), a interação entre indivíduos em determinado território constitui o ecossistema linguístico. Assim como ocorre na Ecologia, quanto maior a diversidade, mais rico o ecossistema é. Tendo-se em vista os pressupostos da LE e a articulação entre a Literatura e a Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE), este trabalho consiste em uma análise do conto “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector, buscando a representação da interculturalidade no ecossistema ficcional e evidenciando a relação entre língua e cultura. Propõe-se a adoção de uma visão ecológica de mundo (VEM) para a manutenção da harmonia e comunhão nas interações comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Macedo Assis, UFG/Nelim

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2021 - atual). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (2015 - 2018). Interessa-se pela área de Estudos Linguísticos, com ênfase na Linguística Ecossistêmica e Análise do Discurso Ecossistêmica.

Elza Kioko N. N. do Couto, UFG/NELIM/CNPq

Possui pós-doutorado em Linguística pela UNB, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunto da UFG e coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Nelim ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário -, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq.

Referências

BECHARA, Evanildo, 1928 - Moderna gramática portuguesa / Evanildo Bechara. – 37. ed. rev., ampl. e atual conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Editora Cultrix, 1994.

BRAIT, B. Língua e literatura: saber com sabor. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 39, 2010, p. 724-735.

COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do & Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. Análise do discurso ecossistêmica (ADE): teoria e prática. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística / Universidade de Brasília, 2021.

COUTO, Hildo Honório do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.

COUTO, Hildo Honório do/ Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do/ Borges, Lorena Araújo de Oliveira. Análise do discurso ecológica – (ADE). Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

LIMA, Rachel Esteves. SILVIANO SANTIAGO e a imaginação antropófaga. Cadernos de estudos culturais, v. 6, n. 11, 2014.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1960.

NAIDITCH, Fernando. Literatura multicultural e diversidade na sala de aula. Educação, v. 32, n. 1, 2009.

SILVA, Cristiane Brasileiro Mazocoli. Inferno simbólico ou Macabéa. In: Pequeno grande mundo: Literatura em crise de autoridade. Rio de Janeiro: Caetés, 2004, p.105-124.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Assis, M. M. ., & Couto, E. K. N. N. do. (2021). Análise do ecossistema ficcional em “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 7(3), 94–106. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41395

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)