O calendário sociocultural do sítio histórico e patrimônio cultural Kalunga: um diálogo entre os saberes tradicionais e a Linguística Ecossistêmica

Autores

  • Adão Fernandes da Cunha PPGL - UnB
  • Gilberto Paulino de Araújo UFT/GEPLE
  • Rosineide Magalhães de Sousa PPGL/ FUP - UnB

Palavras-chave:

Calendário Sociocultural; Linguística Ecossistêmica; Sítio Histórico; Patrimônio Cultural Kalunga.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a proposta de um Calendário Sociocultural para apoio e fortalecimento de políticas públicas educacionais direcionadas às unidades escolares pertencentes ao Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK). O calendário servirá de base e consulta ao trabalho dos educadores do e no campo. Ele segue a orientação da Educação do Campo e da Ecolinguística (Linguística Ecossistêmica). A metodologia pauta-se na etnografia como uma ação que nos ajuda a compreender a cultura de um povo em seu ambiente natural. Tal perspectiva reafirma os caminhos de luta e de (re)construção do fazer científico, nos quais o pesquisador atua como agente de transformação no seio de sua comunidade. Para fundamentar os apontamentos desse calendário, foi necessário retomar os estudos de Cunha (2018), realizado no Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB), que teve como resultado a criação do Calendário Agrícola da Comunidade Vão de Almas. Espera-se que o diálogo sobre o Calendário Sociocultural do SHPCK possa subsidiar a reconstrução do calendário escolar no território Kalunga para uma educação quilombola que fomente uma nova proposta de letramento escolar, bem como valorizar os saberes linguísticos e tradicionais. 

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Biografia do Autor

Adão Fernandes da Cunha, PPGL - UnB

Adão Fernandes da Cunha possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade de Brasília (2015) e mestrado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável- CDS também pela Universidade Federal de Brasília UnB/ Darcy Ribeiro (2018), graduando em Pedagogia pelo Instituto Máximus Campus Samambaia Norte, é líder comunitário e atuou como educador do ensino básico por 10 anos. Atualmente atua na direção de Escolas Calungas e é diretor da Escola Calunga III do município de Teresina de Goiás jurisdicionada à Regional de Campos Belos - Go. Além disso, sou membro associado da Associação Quilombo Kalunga e atuo como conselhero na comunidade Vão de Almas.

Gilberto Paulino de Araújo, UFT/GEPLE

Licenciado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS/UnB. Mestre em Ciência Política: Direitos Humanos, Violência e Cidadania pelo Centro Universitário Euroamericano - Dissertação "Política Nacional de Educação Ambiental: aplicação e implicações na ARIE JK". Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL/UnB: Área de Concentração: Linguagem e Sociedade. Tese: O conhecimento etnobotânico dos Kalunga: uma relação entre língua e meio ambiente. Pós-Doutorado em Ecologia e Evolução: linha de pesquisa: Etnoecologia - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Arraias. Membro dos seguintes grupos certificados pelo CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Ecossistêmica (GEPLE/UnB); Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM/UFG); Sociolinguística, Letramento e Educação (SOLEDUC/FUP-UnB); Etnobiologia e Patrimônio Biocultural (UEFS).

Rosineide Magalhães de Sousa, PPGL/ FUP - UnB

É Professora Associada 2, da Universidade de Brasília - UnB, lotada no campus de Planaltina - DF, atuando no Curso: Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), na área de Linguagem: Linguística, desde 2010.Coordenou a LEdoC de 2012-2014. Foi coordenadora da Área de Educação e Linguagem da Faculdade UnB Planaltina, de 2019-2021. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL/UnB desde 2013. Atualmente, é coordenadora do PPGL. Foi coordenadora institucional do PIBID Diversidade - UnB/CAPES, de 2014 a 2018. É lider do grupo de pesquisa Sociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação ( SOLEDUC), certificado pelo CNPq. É Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Brasília (1997), mestre (2001), doutora (2006) em Linguística (Sociolinguística) pela Universidade de Brasília. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2019). Foi professora de Inglês e Português da Educação Básica, na Secretaria de Educação do Distrito Federal e na rede particular de ensino do DF. Desde 2001, trabalha com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, nas modalidades presencial e a distância, na análise e elaboração de material didático de Língua Portuguesa, docência e coordenação e prática pedagógica na área de Linguagem. Os temas de estudo e pesquisa são: sociolinguística, letramento como prática social, leitura e escrita, gêneros discursivos, metodologia de ensino de Língua Portuguesa e formação de professores, na perspectiva da Sociolinguística, dos Letramentos Múltiplos e do Método Etnográfico. Ainda, trabalha com Autoetnografia e Netnografia (etnografia na Internet). E tem se dedicado à pesquisa, orientação e formação docente no contexto quilombola e indígena, na perspectiva decolonial. Possui publicações na área de Sociolinguística, Letramentos e Formação docente. Ainda, coordena a pesquisa sobre o falar brasiliense, que foi coordenada anteriormente pela professora Stella Maris Bortoni-Ricardo. Destaca-se, dessa pesquisa, a dissertação,de Newton Neto, orientada pela professora Rosineide Magalhães. Esse trabalho recebeu o Prêmio Brasília 60 anos, da UnB, em 2020.

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Publicado

2023-06-11

Como Citar

Cunha, A. F. da, Araújo, G. P. de, & Sousa, R. M. de. (2023). O calendário sociocultural do sítio histórico e patrimônio cultural Kalunga: um diálogo entre os saberes tradicionais e a Linguística Ecossistêmica. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 166–182. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49009

Edição

Seção

Artigos