PAISAGENS EXPERIENCIADAS NAS TRILHAS DA EDUCAÇÃO FENOMENOLÓGICA

Autores

  • Wilson Aparecido Paschoal Graduado em Geografi a - UEL Pós-graduando em Ensino e Tecnologia - UTFPR Membro Grupo de Pesquisa Fenomenologia Geográfi ca - UEL
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Professora do Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociências, Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Geográfi ca (LEPEEG), Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Paisagens, Experiência, Trilhas, Educação Fenomenológica

Resumo

O ato de ensinar Geografi a, na perspectiva fenomenológica, pressupõe um trabalho inicial de educação dos sentidos pela experiência, em que a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar são estimulados por meio das sensações proporcionadas no campo. A presente pesquisa propõe uma refl exão sobre o potencial pedagógico da realização de atividades de campo com escolares, por meio de trilhas em parques ecológicos localizados no município de Londrina, Paraná, onde há remanescentes da Mata Atlântica, segundo bioma mais ameaçado de extinção do mundo. O intuito das trilhas é desenvolver uma educação ambiental humanista pelas vias da percepção, dos sentimentos e emoções do homem durante a experimentação de paisagens preservadas em ambientes urbanizados. A experimentação contribuiu para que os educandos compreendessem as relações entre o conteúdo apresentado em sala de aula e a aplicação na vida. Assim, foi possível despertar o senso crítico como sujeito ativo e não como espectador das transformações do meio natural que ocorrem no espaço que habita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Trad. de Annie Cambe. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

BONDÍA, J.L. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BRASIL. ATLÂNTICA, SOS Mata. Atlas dos remanescentes fl orestais da Mata Atlântica. Disponível em: http://mapas.sosma.org.br/. Acesso em: 02 nov. 2015.

CORRÊA, Paulo Alexandre. Croqui do Parque Arthur Thomas. In:______. O Parque Municipal Arthur Thomas para a prática do lazer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Educação Física – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.p. 27.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfi ca. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GRATÃO, Lúcia Helena Batista; MARANDOLA JR., Eduardo. Sabor da, na e para Geografi a. Geosul, v. 26, n. 51, p. 59-74, 2011. Disponível em: https://periodicos. ufsc.br/index.php/geosul/article/view/24658. Acesso em 10 abr. 2016

HOLZER, Werther. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Revista Território, v. II, n. 3, p. 77-85, 1997. Disponível em: http://www.revistaterritorio.com.br/pdf/03_6_holzer.pdf. Acesso em: 18 jul. 2015.

MAACK, R. Geografi a física do Estado do Paraná. Curitiba: IBPT, 1968.

MARANDOLA JR. E. Um sentido fenomenológico de paisagem: o sentir em mistura do ser-lançado-no-mundo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE PAISAGEM, n., 2014, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Texto base da conferência proferida, no prelo.

______. Sabor enquanto experiência geográfi ca: por uma geografi a hedonista/Flavor as a geographical experience: for hedonist geography. Geografi cidade, v. 2, n. 1, p. 42-52, 2012. Disponível em: http://www.uff .br/posarq/geografi cidade/revista/index. php/geografi cidade/article/view/4 Acesso em: 10 abr. 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PASCHOAL, Wilson Aparecido. Localização das áreas de fragmento da Mata Atlântica, no município de Londrina/PR In:______. Paisagens Experienciadas nas Trilhas da Educação Fenomenológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografi a – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. p. 31.

TUAN, Yi-fu. Topofi lia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: EDUEL, 2012.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Como Citar

Paschoal, W. A. ., & Delgado Paschoal Moura, . J. . (2022). PAISAGENS EXPERIENCIADAS NAS TRILHAS DA EDUCAÇÃO FENOMENOLÓGICA. Revista Espaço E Geografia, 21(1), 167–194. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40130

Edição

Seção

Artigos