Anúncios

CHAMADA - FLUXO CONTÍNUO

27-06-2025

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília, convida a comunidade acadêmica a submeter trabalhos para composição do próximo volume da revista.

A RFMC publica artigos, resenhas e traduções, as novas submissões devem ser feitas exclusivamente via sistema.

Saiba mais sobre CHAMADA - FLUXO CONTÍNUO

Edição Atual

v. 13 n. 2 (2025): IA - desafios filosóficos
					Visualizar v. 13 n. 2 (2025): IA - desafios filosóficos

É com grande satisfação que apresentamos este Dossiê, cujo destaque reside nas contribuições de autores dedicados a uma análise crítica das possibilidades e dos limites da Inteligência Artificial. Os textos aqui reunidos têm sua gênese no projeto de pesquisa “IA: Desafios Filosóficos”, financiado pela Capes, que mobilizou um grupo de filósofos a se voltar para este fenômeno concreto – uma realidade que, ao revolucionar nosso cotidiano, convoca a reflexão acadêmica de maneira premente.

Ao fazê-lo, estes trabalhos desafiam um certo pensamento ortodoxo, demonstrando como a filosofia se imbrica nas dobras do mundo concreto, não subsistindo apenas nas esferas do espírito. Parte dos artigos que compõem esta coletânea foi originalmente apresentada durante o evento “IA: Desafios Filosóficos”, realizado em 2024 na Universidade de Brasília. Após rigoroso processo de avaliação, parte destes estudos foram selecionados e revisados para integrar o volume que o leitor tem agora em mãos, descortinando um horizonte amplíssimo de problemas e reflexões pertinentes ao nosso tempo.

Os leitores deste número da Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea veem-se assim brindados com um conjunto de ideias e reflexões que não só desmistificam os atuais avanços da tecnologia, como também problematizam a condição humana, a linguagem e as interações homem-máquina sob o ponto de vista filosófico. Este Dossiê aborda, assim, questões verdadeiramente incontornáveis, que emergem diretamente do chão de nosso tempo, reunindo pesquisadores empenhados em raciocinar modestamente para melhor compreender o impacto desta nova ordem – com frequência, de feições distópicas – em que estamos imersos.

Publicado: 21-10-2025

Apresentação

  • Apresentação

    Marcos Aurélio Fernandes, Maria Cecília Pedreira Almeida, Jade Oliveira Chaia
    11 - 18

Dossiê

Ver Todas as Edições