O signo de Libra está para seus ascendentes assim como Libras está para as classificações linguísticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.43994

Palabras clave:

Estudos linguisticos, Surdo, Aquisicao

Resumen

Este artigo apresenta aos leitores uma relação paralelística entre os termos “signo de Libra” e “Libras”, a Língua Brasileira de Sinais. O trabalho tem por objetivo discutir a classificação da Libras tendo como base categorias linguísticas quanto a aquisição/aprendizagem, oferecendo exemplos elucidativos ao longo da discussão. É possível perceber que a classificação não difere em comparação com as línguas orais, entretanto há exceções que serão discutidas, como o caso de Língua Materna e Primeira Língua. Os estudos relacionados às línguas de sinais são recentes em comparação com as demais línguas oralizadas e necessitam de mais pesquisas na área. Desta forma, partindo de um tópico da cultura popular, a Astrologia, estabelece-se a discussão sobre categorias para a classificação das línguas, em particular, a Libras.

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Biografía del autor/a

Josué Shimabuko da Silveira Junior , Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada en Ciencias Biológicas y Letras Lengua Portuguesa y Española y sus respectivas Literaturas, Especialista en Libras de la Lengua de Signos Brasileña y Traducción e Interpretación en Libras; Maestría en Enseñanza de Ciencias Naturales (PPGECN/UFMT) con investigación enfocada en la inclusión de estudiantes sordos; Cuenta con certificaciones de suficiencia PROLIBRAS (MEC) y Atesto (CAS-MT). Actualmente es estudiante de doctorado en el Programa de Posgrado en Estudios del Lenguaje (PPGEL/UFMT) en Lingüística; Miembro del grupo de investigación Lenguaje: Enseñanza, Interacción y Aprendizaje-LEIA; Profesor del Departamento de Letras de la UFMT en el curso de Licenciatura en Letras Libras; Intérprete de Libras en el área educativa en la educación superior y en el área artística en general. Está dedicado a investigaciones enfocadas en los estudios lingüísticos de la Lengua de Signos Brasileña y la promoción de la accesibilidad relacionada con el arte y la inclusión de los Sordos.

Flávia Girardo Botelho Borges , Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização (UFMT), professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFMT) e líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino, Interação e Aprendizagem (LEIA). É coordenadora pedagógica e professora dos cursos de Português para Estrangeiros e do exame CELPE-BRAS da UFMT. Também participa como coordenadora da área de Português para Estrangeiros da Rede Andifes-IsF. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Português como língua estrangeira/segunda/adicional; Formação de Professores de Português como língua estrangeira/adicional, Letramentos, Didática do ensino-aprendizagem de línguas.

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Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Silveira Junior , J. S. da, & Borges , F. G. B. (2023). O signo de Libra está para seus ascendentes assim como Libras está para as classificações linguísticas . Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG4. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.43994

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