José Martí e Paulo Freire: a inserção nas insurgências pedagógicas da América Latina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40611

Palabras clave:

José Martí, Paulo Freire, Pedagogia Latino-americana, Colonialidade

Resumen

Com o objetivo de aproximar os pensamentos de José Martí e de Paulo Freire, destacam-se as contribuições ao ideário educativo da América Latina. São arrolados dois aspectos: a) a inserção das obras freiriana e martiana à história das insurgências, que radica na indignação diante das injustiças; b) a autoctonia que reafirma a cultura ajustada à realidade latino-americana e não importada da Europa e da América Anglo-Saxônica. Dentro da profusão textual de Martí e de Freire, a escolha voltou-se à construção de uma pesquisa bibliográfica. Como conclusão, apresenta-se a relevância destes legados no bojo da radicalidade pedagógica, salientando categorias comuns, entre elas a liberdade para refletir como variante da vinculação da teoria com a prática e da escola com a vida.

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Publicado

31.01.2022

Cómo citar

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. José Martí e Paulo Freire: a inserção nas insurgências pedagógicas da América Latina. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales], Brasília, v. 8, n. 1, p. 281–304, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40611. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40611. Acesso em: 1 jun. 2024.

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