ENTRE-LUGARES E IDENTIDADES MONOLÍTICAS: LEITURAS MÚLTIPLAS DE ANZALDÚA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Dilys Karen Rees Universidade Federal de Goiás
  • Joana Plaza Pinto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11617

Palabras clave:

Ensino de literatura. Língua inglesa. Identidades

Resumen

Este artigo apresenta uma análise de respostas de estudantes a questões de discussão relativas ao texto Tlilli, Tlapalli - the path of the red and black ink de Gloria Anzaldúa (1999). A análise é baseada em conceitos tomados dos escritos de Anzaldúa, como fronteira e mestiza, do conceito de entrelugar (Bhabha (2003, bem como do conceito de estranho e familiar de Gadamer (1999). Os resultados do estudo mostram uma multiplicidade de leituras, ao mesmo tempo em que a posição fronteiriça de Anzaldúa - entre-lugares textuais, linguísticos, identitários etc. - foi interpretada como estranha e diferente nas reflexões dos estudantes, especialmente as rupturas do texto desta importante escritora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística Aplicada/UFMG. Na graduação da Faculdade de Letras da UFG, ministra as disciplinas de Língua Inglesa, História da Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa. No programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, trabalha com pesquisas etnográficas de sala de aula e temas referentes à interculturalidade.

Joana Plaza Pinto, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística/Unicamp. Na graduação da Faculdade de Letras da UFG, ministra a disciplina de Língua, Escrita e Identidade, entre outras. No programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, trabalha com temas referentes à linguagem, identidade e cultura.

Citas

ANZALDÚA, Gloria. “La conciencia de la mestiza /Rumo a uma nova consciência”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 13, n. 3: 704-719, set.-dez./2005.

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/ La Frontera. 2ª ed. San Francisco: Aunt Lute Books, 1999.

ANZALDÚA, Gloria. Tlilli, Tlapalli ”“ the path of the red and black ink. In: GILBERT, S.; GUBAR, S. (Eds). The Norton Anthology of Literature by Women: the traditions in English. New York: W.W. Norton & Company, 2007: 1255 ”“ 1262.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad.: Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

DAMATTA, Roberto. “Para uma antropologia da tradição brasileira (ou: a virtude está no meio)”. In: Conto de mentiroso; sete ensaios da antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 125-149.

DUSSEL, Enrique. “1492 El encubrimiento del outro: Hacia el origen del ‘mito de la modernidad’”. La Paz: Plural Editores, 1994. Disponível em: <http://168.96.200.17/ar/libros/dussel/1492/1492.html>. Acesso em: 14/07/ 2009.

GADAMER, Hans-Georg. “The universality of the hermeneutical problem”. In: GADAMER, H.G. Philosophical hermeneutics. Tradução por D. Linge. Berkeley: University of California Press, 1977, p. 3-17.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método; traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Traduzido por: F.P. Meurer. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-245.

KRAMSCH, Claire. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

PINTO, Joana Plaza. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. D.E.L.T.A., v. 23, n. 1, São Paulo, 2007, p.1-26.

REES, Dilys K. A interculturalidade e a compreensão da peça A Glass Menagerie de Tennessee Williams. In: REES, Dilys K.; MELLO, Heloísa; FERREIRA, Maria Cristina (org.). Múltiplas vozes. Goiânia: Editora UFG, 2008, p. 12-29.

REUMAN, Ann E.; ANZALDÚA, Gloria E. “Coming into Play: An Interview with Gloria Anzaldúa”. MELUS, 25, n. 2: 3-45, Summer 2000.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

RISSER, James. Hermeneutics and the voice of the other; re-reading Gadamer’s philosophical hermeneutics. Albany: State University of New York, 1997.

WIDDOWSON, H. Practical stylistics. Oxford: Oxford University Press, 1992.

Publicado

2012-07-03

Cómo citar

Rees, D. K., & Pinto, J. P. (2012). ENTRE-LUGARES E IDENTIDADES MONOLÍTICAS: LEITURAS MÚLTIPLAS DE ANZALDÚA EM SALA DE AULA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(1), 30–55. https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11617

Número

Sección

Artigos de pesquisa