“É preciso incluir os bebês!” Sentidos e apostas no diálogo com mulheres-mães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33976

Palavras-chave:

Bebês e Mulheres-mães, Sociedade, Pesquisa

Resumo

O artigo apresenta reflexões iniciais de pesquisa que discute a categoria conceitual bebês na área da Educação. O recorte emerge da leitura de entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo de mulheres-mães e indaga: o que suas narrativas permitem compreender sobre olhares e concepções sobre ser bebê? Escutar mulheres-mães mobiliza a circularidade de sentidos e apostas que apontam a necessidade da sociedade, de modo mais estrutural, assumir a prerrogativa de que é preciso incluir os bebês (Ploennes, 2014). Gottlieb (2012), Scavone (2001; 2004), Rezende (2015), referendam a tessitura do trabalho.

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Biografia do Autor

Nazareth Salutto, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação, Infância, Bebês e Crianças/GERAR. E-mail: nazarethssalutto@gmail.com

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Publicado

18.01.2021

Como Citar

de Souza Salutto de Mattos, M. N. (2021). “É preciso incluir os bebês!” Sentidos e apostas no diálogo com mulheres-mães. Linhas Crí­ticas, 26, e33976. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33976

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?

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