A racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empírico
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3611Palavras-chave:
Racionalidade comunicativa;, Pesquisa em educação;, Crítica;, ObjetividadeResumo
O presente artigo busca discutir a proposta da racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas e as suas contribuições para as pesquisas em educação. Discutimos a ideia de que os propósitos habermasianos de validação comunicativa apreendem a crítica e a objetividade necessárias à qualidade dessas pesquisas. A referência ao mundo que é de todos e a possibilidade de um consenso racionalmente motivado fazem da pesquisa um compromisso com a prática coletiva, elemento esse que deveria ser preocupação de toda e qualquer investigação. Trata de uma proposta que oferece à s investigações um sentido pragmático, que não mais se apagaria nas verdades intuitivas, mas tornar-se-ia reconhecível pela possibilidade do acordo comunicativo acerca de algo.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentosfilosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nasciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
BANNELL, Ralph Ings. Habermas e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília:Liber Livro, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987.
______. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid:Catedra, 1997.
______. Racionalidade e comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002a.
______. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002b.
______. Teoría de la acción comunicativa 1: racionalidad de la acción y racionalizaciónsocial. Madrid: Taurus, 2003a.
______. Teoría de la acción comunicativa 2: crítica de la razón funcionalista. Madrid:Taurus, 2003b.
______. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Vol. 1. Rio de Janeiro: TempoBrasileiro, 2003c.
______. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
______. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Loyola, 2004b.
HERMANN, Nadja. Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Ha-bermas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
______. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus à s metanarrativas educacionais. In: ______ (Org.).O sujeito da educação: estudos foucautianos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 247-258.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
