“Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação

Autores

  • Rita Almeida Teixeira Vilela
  • Juliane Noack-Napoles

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3618

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa;, Pesquisa educacional;, Hermenêutica objetiva;, Ulrich Oevermann

Resumo

Este texto apresenta a metodologia de pesquisa social qualitativa denominada “hermenêutica objetiva” desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann e aponta sua propriedade na pesquisa educacional. Derivada da tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor Adorno, a finalidade da análise “hermenêutica objetiva” é descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação, reveladas em algum tipo de texto. Assim, objetiva desvendar e revelar a realidade sui generis que está contida neles: textos escritos de protocolos de pesquisa de campo, entrevistas, assim como obras de arte, música, arquitetura, são igualmente textos a serem interpretados. A metodologia procura compreender os sentidos que foram atribuídos a uma situação social e que estão registradas no texto. O texto apresenta dimensões do método usadas na Alemanha e no Brasil em pesquisas da escola e da sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Negative dialetik. In: ______. Gesammelte Schriften.At/W 113. Frankfurt: Suhrkamp, 2003. Band 6.

______.Protokolle und Referate des Seminars Probleme der qualitativen Inhaltsanalyse.Frankfurt: ISF-SS, 1961.

______.Experiências científicas nos Estados Unidos. In: ______.Palavras e sinais.Modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 137-178.

ADORNO, Theodor W. et al. La disputa del positivismo en la sociología alemana. Barce-lona/México: Ed. Grijalbo, 1977.

BUNG, Peter. Systematische Lehrwerkanalyse.Kastellaun: A. Henn Verlag, 1977.

GRUSCHKA, Andreas. Die Aktuelle Lage der Pädagogik in Theorie und Praxis und dieAufgaben des Instituts für Pädagogik ud Gesellschaft. In: Pädagogische Korrespondenz.Heft 01, 1987, p. 5-18.

______. Auf dem Weg zu einer Theorie des Unterrichtens. Frankfurter Beitraegezur Erziehungswissenschaft [Forschungsberiche,n. 5]. Frankfurt am Main:Johann Wolfgang Goethe-Universitaet, 2005.

GRUSCHKA, Andreas et al. Innere Schulreform durch Kriseninduktion?. FrankfurterBeitraege zur Erziehungswissenschaft [Forschungsberiche,n. 4]. Frankfurt amMain: Johann Wolfgang Goethe-Universitaet, 2003.

LENK, Elisabeth. Die uneingelösten Versprechen der Theorie. In: GRUSCHKA,Andreas; OEVERMANN, Ulrich (Hrsg.). Die Lebendigkeit der kritischen Gesellschafts-theorie. Wetzlar: Büchse der Pandora 2004, p. 189-234.

MATTHES-NAGEL, Ulrike. Objektiv-hemeneutische Bildungsforschung. In:______. Latente Sinnstrukturen und objektive Hermeneutik. Zur begrundung einer Theorieder Bilddungsprozesse. München: Minerva Verlag, 1982. p. 332-337.

NEGT, Oscar. Der Soziologe Adorno. In: SCHWEPPENHAEUSER, Gerhard (Hrsg).Soziologie im Spaetkapitalismus: zur Gesellschaftstheorie Theodor W. Adornos.Darmstadt:Wiss. Buchgesellschaft/WBS, 1995.

OEVERMANN, Ulrich. Zur Sache. Die Bedeutung von Adornos methodologischemSelbstverständnis zur Begründung einer materialen soziologischen Strukturanalyse.In: FRIEDEBURG, F. von; HABERMAS, Jürgen (Hrsg.).Adorno-Konferenz. Frankfurtam Main: Suhrkamp Verlag, 1983. p. 234-289.

______. Fallrekontruktion und Strukturgeneralisierung (1991). Frankfurt am Main.Disponível em: . Acesso em: 11 nov.2007.

______. Adorno als empirischer Sozialforscher im Blickwinkel der heutigen Metho-denlage. In: GRUSCHKA, Andreas; OEVERMANN, Ulrich (Hrsg.). Die Lebendigkeitder kritischen Gesellschaftstheorie. Wetzlar: Büchse der Pandora 2004, p. 189-234.

SCHWEPPENHAEUSER, Gerhard. Theodor W. Adorno zur Einfuehrung. Hamburg:Justus Verlag, 2003.

SOUZA, Maria Inez Salgado de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. O currículo e a salade aula: um estudo sobre as interações curriculares e a recontextualização pedagógicaem classes do ensino básico. Vitória. ES. VIII Encontro de Pesquisa da Região Sudeste.Anais”“ textos completos. 2007.

VILELA, Rita Amélia Teixeira. A Teoria Crítica da Educação de Theodor Adorno e sua apro-priação para análise das questões atuais sobre currículo e práticas escolares. Belo Horizonte:Puc Minas. PPGE. Relatório de Pesquisa, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2009.

______. A presença da Teoria Crítica no debate e na pesquisa educacional no Brasil e na Ale-manha no período de 1995 Ã atualidade. Relatório de Pesquisa, CNPq 2006-2008. PucMinas, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2009.

VILELA, Rita Amelia Teixeira; NOACK, Juliane. A pesquisa sociológica “hermêuticaobjetiva”: novas perspectivas para a análise da realidade educacional e de práticas pedagógicas,2008.Disponível em: . Acesso em:10 out. 2009.

WERNET, Andréas. Einfürung in die Interpretationstechnik der Objektiven Hermeneutik.Opladen: Leske u. Budrich Verlag, 2000.

WIGGERSHAUS, Rolf. A escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico,significação política. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Downloads

Publicado

10.04.2011

Como Citar

Vilela, R. A. T., & Noack-Napoles, J. (2011). “Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação. Linhas Crí­ticas, 16(31), 305–326. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3618

Edição

Seção

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.