A pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre ensinar e aprender

Autores

  • Regina da Silva Pina Neves Universidade de Brasília
  • Maria Helena Fávero Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3840

Palavras-chave:

Intervenção psicopedagógica, Matemática, Competências conceituais

Resumo

Adotamos a pesquisa de intervenção psicopedagógica de Fávero (2001a, 2005a) focando os fracionários, os racionais e as competências mediacionais. Trabalhamos com  uma  estudante do  ensino   fundamental e  graduandos  em  matemática e pedagogia, em sessões de intervenção articulando: avaliação das  competências e dificuldades, planejamento e avaliação da natureza das mediações, ações e notações. A intervenção psicopedagógica engendrou a construção de conceitos e a tomada de consciência das práticas mediacionais. Discutimos sua pertinência na compreensão da mediação, da notação e implicações para a matemática da educação básica  e avaliação; as Diretrizes Curriculares das licenciaturas em matemática e pedagogia; a pesquisa na formação de professores.

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Biografia do Autor

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia e mestre em Educação pela Universidade deBrasília. Professora e orientadora do curso de especialização em psicopedagogia do Instituto dePsicologia da Universidade de Brasília. Publicações recentes: La intervención psicopedagógicacomo opción teórico-metodológica para la formación inicial de profesores de matemática(Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática, 2011); Como nos tornamospesquisadores? Bastidores de pesquisa em Educação Matemática (Curitiba, 2010). E-mail:reginapina@gmail.com

Maria Helena Fávero, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II (Le Mirail). Professora associada III; professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, IP/UnB. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Publicações recentes: Psicologia dogênero: Psicobiografia, sociocultura e transformações (Curitiba: Editora da UFPR, 2010); A pesquisa de intervenção na psicologia da Educação Matemática: aspectos conceituais e metodológicos (Educar em Revista, n. 1, p. 47-62, 2011). E-mail: faveromh@brturbo.com.br

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Publicado

27.04.2012

Como Citar

da Silva Pina Neves, R., & Fávero, M. H. (2012). A pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre ensinar e aprender. Linhas Crí­ticas, 18(35), 47–68. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3840

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

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