Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais

Autores

  • Maria Fernanda González Universidad Nacional de Educación a Distancia
  • Jorge Castro Tejerina Universidad Nacional de Educación a Distancia
  • Ana Paula Carlucci Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4316

Palavras-chave:

Identidade profissional, Formação docente, Contextos virtuais de aprendizagem

Resumo

O artigo analisa os significados mediadores da construção da identidade profissional docente em um fórum de discussão virtual. Partimos dos enfoques sociocultural e da teoria da atividade, realizamos um estudo empírico dos discursos produzidos por 32 estudantes e um tutor. Para tanto, realizamos três tipos de análises para estudar os conteúdos temáticos e as dinâmicas dos intercâmbios no fórum. Os resultados sugerem que os significados mediadores de ser professor se constituíram dialogicamente nas práticas de intercâmbios discursivas e se centraram no professor como agente e como mediador na transmissão do conhecimento e como bom e mau professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYCOCK, Alan. Technologies of the self: Foucault and Internet discourse. Journal of Computer-Mediated Communication [On-line], Wisconsin-Milwaukke, Department of Anthropology University of Wisconsin-Milwaukke, 1(2), s/p, set., 1995.

BRUNER, Jerome. Actos de significado. Madrid: Alianza, 1998.

CARLUCCI, Ana Paula, GONZALEZ, Maria Fernanda; CASTRO-TEJERINA, Jorge. Estudo da identidade docente em um fórum de formação continuada na UAB/UnB, Brasil. In: II Congresso Internacional TIC e Educação: em direção à educação 2.0, 2012, Lisboa/Portugal, Ata do II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2012, página 2228-2239. Disponível em: <http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas.html>. Acesso em: 10 jan. 2013.

CAPURRO, Rafael. Information Technology and Technology of the self. Journal of Information Ethics, ACM, New York, USA, Magazine Ubiquity, 5(2), páginas 19-28, jun., 1996.

COLE, Michael. Psicología Cultural: una disciplina del pasado y del futuro. Madrid: Ediciones Morata, S. L. 1999.

COLL, César; FALSAFI, Leili. Learner identity. An educational and analytical tool. Revista de Educación, MEC, Espanha, 353, páginas 211-233, set-dez., 2010.

CUTLER, Richard. Technologies, relations, and selves. In: STRATE, Lance, JACOBSON, Ronald; GIBSON, Stephanie. (Eds.), Communication and cyberspace: Social interaction in an electronic environment. Crosskill, NJ: Hampton, 1996. p.317-333.

DE LA MATA, Manuel Luis; SANTAMARÍA, Andrés. La construcción del yo en escenarios educativos. Un análisis desde la psicología cultural. Revista de Educación, MEC, Espanha, 353, p.157-186, set-dez.; 2010.

DERVIN, Fred.; ABBAS, Yasmine. Introduction. In: ABBAS, Yasmine.; DERVIN, Fred. Digital Technologies of the Self. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2009. p. 1-14.

ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by Expanding. Helsinku: orienta-Konsultit Oy, 1987.

FLORES, Paula Quadros; FLORES, António. Inovar na educação: o moodle no processo de ensino/aprendizagem. V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. S/A. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2010.

HARRÉ, Rom. The singular self. An Introduction to the Psychology of Personhood. London: Sage, 1998.

HASTE, Helen. Identity, communities and citizenship. In: FACER, Keri (Ed.). Educational, Social and Technological Futures: A Report from the Beyond the Current Horizons Programme. Beyond Current Horizons: Technology, Children, Schools and Families. Bristol: Futurelab/Dept. of Children, Families and Schools, 2009. p.76-92.

KAPTELININ, Victor; NARDI, Bonnie. Acting with Techonology. Activity Theory and Interaction Desing. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2006.

KARGE, Martha. The Digital Self in Cyberspace. Wisconsin-Milwaukke University of Wisconsin Milwaukee. 1999.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. New York: Routledge. 2003.

LANGHAM, Don. The common place MOO: Orality and literacy in virtual reality. Journal of Computer-Mediated Communication, Computer-mediated communication magazine, 1(3). 1994. Páginas 1-7. Disponível em: <http://www.december.com/cmc/mag/1994/jul/moo.html>. Acesso em: 13 fev. 2013.

NARDI, Bonnie; O’DAY, Vicki. Information Ecologies. Using Technologies with heart. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1999.

NARDI, Bonnie. (ED.). Context & Conciussness. Activity Theory and Human-Computer Interaction. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1996.

POLMAN, Joseph. The zone of proximal identity development in apprenticeship learning. Revista de Educación, MEC, Espanha, 353, p.129-155, set-dez., 2010.

PONTECORVO, Clotilde. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola.Porto Alegre: Artmed, 2005.

RIVA, Giuseppe; GALIMBERTI, Carlo. (Eds.) Actors, Artifacts and Inter-Actions. Outline for a Social Psychology of Cyberspace. Towards cyberpsychology: mind, cognition, and society in the Internet age. Amsterdan: IOS Press, 2001.

ROSA, Alberto; BLANCO, Florentino. Actuations of Identification in the games of identity. Social practice/Psychological Theorizing. Web Journal Social Practice/Psychological Theorizing. Artículo 7. 2007. p.1-20. Disponível em: <http://www.sppt-gulerce.boun.edu.tr/articles.htm>. Acesso em: 13 fev. 2013.

SCHÖN, Donald. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en los profesores. Barcelona: Centro de Publicaciones del MEC y Paidós, 1992.

TURKLE, Sherry. Life on the Screen. Identity in the age of the Internet. New York: Touchstone, 1997.

TURKLE, Sherry. How computers change the way we think. The Chronicle of Higher Education, v.50,n. 21, p. B26, 2004.

VALENTINE, Jeremy. Information Technology, Ideology and Governmentality. Theory Culture Society, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage Publications, 17(2), p.21-43, abr., 2000.

WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: BLACKMORE, Chris. (Ed.) Social Learning Systems and communities of practice. Springer Verlag and the Open University, 2010. p.179-199.

WENGER, Etienne. Communities of practice: Learning, Meaning, and Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WERTSCH, James. Voces de la mente. Un enfoque socio-cultural para el estudio de la acción mediada. Madrid: Visor, 1993.

WERTSCH, James. Computer mediation, PBL, and Dialogicality. Distance Education, Australia, Journal of the Open and Distance Learning Association of Australia Inc, 23(1), p. 105-108. DOI: 10.1080/01587910220124008, 2002.

WORTHAM, Stanton. The interdependence of social identification and learning. American Education Research Journal, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage Publications, vol. 41, n. 3, p.715-750, set., 2004.

WORTHAM, Stanton. Learning Identity: The Joint Emergence of Social Identity and Academic Learning.New York: Cambridge University Press, 2006.

WORTHAM, Stanton. Listening for identity beyond the speech event. Teachers College Record, University of Pennsylvania, Graduate School of Education (GSE Publications), vol. 112, pp. 2848-2871,2010.

Downloads

Publicado

02.09.2014

Como Citar

González, M. F., Castro Tejerina, J., & Carlucci, A. P. (2014). Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais. Linhas Crí­ticas, 20(42), 383–403. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4316

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.