Educação política com crianças e jovens: pistas calungas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347497

Palavras-chave:

Educação Política, Educação Social, Infância, Juventude

Resumo

A Educação política com crianças e jovens é objeto de discussão no presente artigo, que apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, uma cartografia junto a moradores do município de São Vicente/SP, integrantes de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). Serão discutidas as relações entre educação escolar e não-formal e o papel da Educadora Social como figura que constrói uma Educação política contestatória. O contexto da pesquisa foi a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19), ocorrendo de modo virtual e presencial, por meio da convivência cotidiana, entrevistas semiestruturadas e diários de campo.

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Biografia do Autor

José Eduardo Gama Noronha, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Especialista em Infâncias e Juventudes pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (2019). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Grupo de pesquisa INDDHU (Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos). E-mail: jozeduardo@gmail.com

Gabriela Tebet, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Membra do Grupo de pesquisa INDDHU (Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos). E-mail: gabigt@unicamp.br

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Publicado

28.06.2023

Como Citar

Noronha, J. E. G., & Tebet, G. (2023). Educação política com crianças e jovens: pistas calungas. Linhas Crí­ticas, 29, e47497. https://doi.org/10.26512/lc29202347497

Edição

Seção

Artigos