Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões

Autores

  • Rita de Cássia Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Marx Damascena Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4921

Palavras-chave:

Ensino de psicologia, Formação de professores, Novas tecnologias, Inclusão digital e social

Resumo

Este texto apresenta ponderações sobre o ensino de psicologia para educadores e baseou-se num projeto de ensino e pesquisa desenvolvido no âmbito da disciplina Psicologia da Educação, ministrada no Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais. O objetivo central da proposta foi o de conjugar o uso de diferentes tecnologias digitais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo programático da disciplina. Priorizou-se no processo o binômio teoriaprática e o AVA Moodle foi de fundamental importância para a concretização dos objetivos propostos. Os dados foram colhidos a partir de entrevistas individuais semiestruturadas e analisados com o suporte da perspectiva fenomenológicocompreensiva de pesquisa. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o fato de que a inclusão digital ainda se encontra longe de se tornar realidade para determinadas regiões e segmentos da população brasileira, constatação que tem implicações na inclusão escolar e social dos sujeitos estudados.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação; Psicóloga; Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff da Faculdade de Educação da UFMG (Laped/FaE/UFMG); Professora Adjunta da UFVJM

Daniela Marx Damascena, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bolsista de Iniciação Científica no Bacharelado em Humanidades, UFVJM

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Vieira, R. de C., & Damascena, D. M. (2017). Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões. Linhas Crí­ticas, 22(48), 480–497. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4921

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