“Você tá filmando a gente, né?”: escuta e participação das crianças na pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350547

Palavras-chave:

Ética na pesquisa, Pesquisa com crianças, Participação, Educação Infantil

Resumo

O artigo traz reflexões metodológicas quanto ao processo de escuta e envolvimento das crianças ao longo do processo de pesquisa. As análises sustentam-se em dados recolhidos em uma instituição de educação infantil, por meio de registros escritos, fotográficos e fílmicos de um grupo composto de 25 crianças de 5 e 6 anos. Como base teórica de análise aciona-se os conhecimentos e produções dos Estudos Sociais da Infância. Os achados da pesquisa indicam a participação das crianças na escolha de seus nomes e autorização de registros e uso de filmagens como contribuições para a necessidade de reverter o processo de “invisibilização” das crianças na pesquisa científica e seus modos de participação.

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Biografia do Autor

Marcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora efetiva do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Núcleo de Estudos e pesquisas da Educação na Pequena Infância. E-mail: marcia.buss.simao@gmail.com

Lucilene Morais Agostinho, Secretaria Municipal de Educação, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSC (2023). Professora Educação Infantil efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Integrante do Núcleo de Estudos e pesquisas da Educação na Pequena Infância. E-mail: morais.lucilene@gmail.com

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Buss-Simão, M., & Agostinho, L. M. (2023). “Você tá filmando a gente, né?”: escuta e participação das crianças na pesquisa. Linhas Crí­ticas, 29, e50547. https://doi.org/10.26512/lc29202350547

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças