A trama narrativa urdida no cotidiano da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350699

Resumo

Este Dossiê busca refletir acerca da presença da pesquisa narrativa na vivência do ordinário da docência, tendo em vista justamente entendermos que, ao trabalharmos com formação de professores, operamos com narrativas reflexionadas de si, na dimensão pessoal estendida ao social do fazer docente. Nossas lembranças, nossa memória, nossa capacidade de relatabilidade do mundo vivido transformam-se em disposições no espaço da docência, voltadas para a transmutabilidade da palavra, da ação, da escrita, do gesto. A palavra, a ação, a escrita, o gesto expressam-se em narrativas de si, construtoras do sujeito da docência, o sujeito que, ao se narrar reflexivamente, narra-se para outrem, dele diferente. Esse é, pois, um movimento que se dá na alteridade exigente de um eu e um outro, em diálogo. Assim, é mediante a trama narrativa produzida em alteridade que se constrói uma identidade narrativa gestada na dialética do si mesmo, constitutivo da identidade pessoal e o outro, instituinte da alteridade do si. Essa trama entrelaça, em uma intriga discursiva, elementos concordantes/discordantes que dão sentido ao vivido, para o narrador e para o outro, ao urdir os fatos e relacioná-los ao contexto sociopolítico, cultural e profissional vivenciado. Essa trama também emerge mediante um constructo tridimensional, em que passado, presente e futuro se vinculam, no sentido de que o caráter temporal da experiência do sujeito, tanto na perspectiva pessoal, quanto social, igualmente articula-se pela narrativa autobiográfica. Com esse entendimento, este Dossiê busca refletir sobre a polissemia da trama narrativa tecida no cotidiano da docência, urdida pelos sujeitos no tempo quando, por meio de recordações-referências, pensam sua vida mediante um rito de passagem, e sobre memoriais de formação e acadêmicos, para aqueles sujeitos que concebem e planejam suas práticas profissionais mobilizando as diferentes formas de relatar e narrar o mundo que os habita.

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Biografia do Autor

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Pesquisadora Senior do CNPq. Integra o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas singulares/plurais”. E-mail: abrahaomhmb@gmail.com

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENsi). E-mail: amalia.fae@gmail.com

Publicado

04.10.2023

Como Citar

Abrahão, M. H. M. B., & Cunha, M. A. de A. (2023). A trama narrativa urdida no cotidiano da docência. Linhas Crí­ticas, 29, e50699. https://doi.org/10.26512/lc29202350699

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas