Experiências brincantes de crianças de uma escola do campo: o que dizem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350762

Palavras-chave:

Educação do campo, Brincadeiras de crianças, Participação infantil, Experiência infantil, Escuta de crianças

Resumo

O artigo problematiza a escuta e a participação de crianças em escolas do campo e tem como objeto de estudo as experiências brincantes de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Recuperou-se dados da pesquisa de campo realizada com crianças da escola e entrevistas com professoras foram realizadas. A investigação norteou-se pelos Novos Estudos da Infância e da Criança e pela perspectiva da Educação do Campo. As experiências brincantes, muitas vezes desconsideradas em detrimento de conteúdos e propostas curriculares que não consideram os contextos das crianças, mostraram-se presentes com ato subversivo delas.

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Biografia do Autor

Fernanda Leal, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora Associada II da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (GRÃO/DGP/CNPq/UFCG). E-mail: fernandalealufcg@gmail.com

Fernanda Santos da Cruz, Secretaria Municipal de Educação, Jacaraú, PB, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (2023). Supervisora escolar lotada na Secretaria Municipal de Educação de Jacaraú/PB. E-mail: fernandacrus@hotmail.com

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2016). Professora Associada II da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Líder do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). E-mail: apsoares.silva@usp.br

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Publicado

01.02.2024

Como Citar

Leal, F., Cruz, F. S. da, & Silva, A. P. S. da. (2024). Experiências brincantes de crianças de uma escola do campo: o que dizem?. Linhas Crí­ticas, 29, e50762. https://doi.org/10.26512/lc29202350762

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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