Estruturação de conteúdo e práticas educativas

uma análise da transição entre impresso e digital

Autores/as

  • Gabriel Lyra Chaves PPG-Arte|Universidade de Brasília
  • Garrossini Fávaro Daniela Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v3i3.19756

Palabras clave:

Ensino formal, Escola paralela, Aprendizagem móvel, Pensamento narrativo, Pensamento discursivo

Resumen

Marshall McLuhan analisa a transição entre uma era ‘letrada’ e uma era ‘eletrônica’. Este processo tem claras influências no campo da educação, principalmente após o surgimento dos mass media e da internet. O presente artigo busca observar este período de transição, e suas relações com o ferramental teórico de compreensão da realidade, a partir da separação entre pensamento discursivo e pensamento narrativo. Para tanto, dialoga com o campo da comunicação educativa, levantando a questão da divisão entre ensino formal e escola paralela, e analisando esta separação a partir do tratamento da informação nos dois campos.

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Biografía del autor/a

Gabriel Lyra Chaves, PPG-Arte|Universidade de Brasília

Atualmente, é membro discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes da UnB (PPG-Arte - Ida/UnB), atuando na área de concentração de Arte e Tecnologia. Pesquisa como os conceitos de pensamento narrativo e escola paralela podem auxiliar no desenvolvimento de metodologias e objetos de aprendizagem para ambientes de aprendizagem móvel. É Mestre em Processos e Sistemas Visuais pelo antigo Programa de Pós Graudação em Cultura Visual, atualmente PPG em Arte e Cultura Visual (Faculdade de Artes Visuais/UFG). Pesquisou, dentro da linguagem das histórias em quadrinhos, obras de ficção científica que apresentavam conexões entre anseios transcendentais e avanços tecnológicos. Por ser quadrinista, possui experiência com desenho (ênfase em desenho de figura humana e perspectiva). Através desses conhecimentos, atuou como ilustrador em algumas instituições de publicidade, e também em algumas publicações acadêmicas. Sua pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação, também incluiu o desenvolvimento de histórias em quadrinhos em diversos suportes, entre eles gravura e criação em suporte eletrônico. É bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003).

Garrossini Fávaro Daniela, Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2010). Mestre em Engenharia Elétrica (com área de concentração em Telecomunicações) pela Universidade de Brasília (2003). Graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Áreas de atuação: Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologia de Pesquisa, Mídias Digitais, Comunicação. Pesquisas realizadas sobre produção de conteúdo digital, análise de redes sociais, governo eletrônico e democracia eletrônica.

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Publicado

2018-10-19

Cómo citar

Chaves, G. L., & Daniela, G. F. (2018). Estruturação de conteúdo e práticas educativas: uma análise da transição entre impresso e digital. METAgraphias, 3(3). https://doi.org/10.26512/mgraph.v3i3.19756