A Mediação Cultural e os Públicos

Museu de Aveiro / Santa Joana

Autores

  • Maria da Luz Nolasco Cardoso Museu de Aveiro / Santa Joana

Palavras-chave:

Mediador Cultural, Voluntário, Serviços Educativos, Visita inclusiva, Públicos

Resumo

Pretende-se dar a conhecer a ação do mediador nos serviços educativos no Museu de Aveiro / Santa Joana, descrevendo o seu papel de comunicador intermediário entre os diversos públicos que procuram o museu como espaço de fruição e de experiências culturais e artísticas. A participação de mediadores nas práticas educativas / pedagógicas não formais tem conduzido a pensamentos críticos vários sobre as ações criadas no âmbito da mediação e do voluntariado nestas áreas da comunicação. As metodologias de atuação para a integração e participação dos mediadores na programação dos serviços com os públicos passam por promover um estudo / investigação acompanhada das coleções em exposição para que, a partir destas se estimulem novas partilhas, ideias, visões e perspetivas cada vez mais participativas. Nestas práticas, são essenciais as reuniões partilhadas entre os técnicos e os mediadores, a sua participação na programação dos serviços educativos e a consciência do museu como lugar aberto á inclusão da sociedade civil; como local de confiança e de respeito pelos direitos humanos de modo transversal e democrático. 

 

 

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

Cardoso, M. da L. N. (2021). A Mediação Cultural e os Públicos: Museu de Aveiro / Santa Joana. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 602–615. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/29919