Representações da ciência e de cientistas no Museu de Ciências da Terra (Rio de Janeiro)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.47721

Palavras-chave:

Museu de Ciências da Terra, representação da ciência, representação de cientistas, museus de ciência, divulgação científica

Resumo

Neste estudo, de caráter exploratório, temos como objetivo analisar as representações da ciência
e de cientistas nas exposições de longa duração do Museu de Ciências da Terra (MCTer), sediado na
cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Utilizamos análise de conteúdo para investigar os textos e imagens
apresentados pelo referido museu. Nossos resultados indicam esforços positivos em prol da popularização
da história e de profissionais do campo da geociência, assim como de sua relevância para o
desenvolvimento do país. Nossa análise também identificou que a instituição pode avançar para divulgar
a ciência como resultado de trabalhos coletivos, assim como ampliar a representação de cientistas,
considerando as características sociais que constituem o Brasil e sua população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Botelho Pereira, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast)

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro; mestre em Divulgação
de Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Com foco voltado
para pesquisas sobre a comunicação em exposições museológicas desde a graduação, foi bolsista de
Iniciação Científica e estagiária contratada da Seção de Museologia do Museu Nacional e bolsista da
Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz. Atua desde 2021
como bolsista no Programa de Capacitação Institucional do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Paula Silveira-Barbosa, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília; tem mestrado em
Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Desde 20222, atua no Instituto Nacional de
Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia como bolsista de treinamento e capacitação técnica da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Luisa Medeiros Massarani, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em
Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Doutora em
Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez doutorado-sanduíche com bolsa da Capes no Department of Science and Technology Studies, da University College London (UCL), pós-doutorado UCL e pós-doutorado na Oregon State University. Coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz. Coordena, ainda, o SciDev.Net (www.scidev.net) para América Latina e Caribe.

Jessica Xavier Valente, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro; mestre em Museologia e
Patrimônio pela mesma universidade. Até 2022, atuou no Instituto Nacional de Comunicação Pública da
Ciência e Tecnologia como bolsista de treinamento e capacitação técnica da Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ANTUNES, Anderson Pereira; MASSARANI, Luisa Medeiros; MOREIRA, Ildeu de Castro. Uma análise da rede de auxiliares da expedição de Louis Agassiz a Brasil (1865-1866). Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 1, p. 113-125, 2016.

ANTUNES, Anderson. Pereira.; MOREIRA, Ildeu de Castro.; MASSARANI, Luisa Medeiros. “Practical Botanists and Zoologists”: Contributions of Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865). História Crítica, v. 73, p. 137-160, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL, Karine Brandão Nunes. “Desenhe um cientista”: as concepções dos estudantes do centro juvenil de ciência e cultura sobre os cientistas. Cenas Educacionais, v. 3, n. e8670, p. 1-15, 2020.

BOURDIEU, Pierre. The specificity of the scientific field and the social conditions of the progress of reason. Social science information, v. 14, n. 6, p. 19-47, 1975.

BUSKE, Rodrigo; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise L.; TEMP, Daiana S. A visão sobre cientistas e ciência presentes entre alunos do Ensino Fundamental. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC Águas de Lindóia, SP, 2015.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CARRILHO, Anabelle. Mulheres invisíveis, mas necessárias: a negação da feminização no trabalho da mineração. 2016. 211 f., Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

CARVALHO, Vanessa Brasil de; MASSARANI, Luisa. Homens e mulheres cientistas: questões de gênero nas duas principais emissoras televisivas do Brasil. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 40, n. 1, 213-232, 2017.

CHAMBERS, David Wade. Stereotypic images of the scientist: The draw-a-scientist test. Science education, v. 67, n. 2, p. 255-265, 1983.

DELICADO, Ana. Microscópios, batas brancas e tubos de ensaio: representações da ciência nas exposições científicas. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 83, p. 79-98, 2008.

DIJKSTRA, Anne M. et al. Setting the Scene. In: Science Communication: An Introduction. [S. l.]: World Scientific Publishing, 2020. p. 117.

DURANT, John. Introduction. In: DURANT, John (org.) Museums and the Public Understanding of Science. London: Science Museum, p. 7-11, 1998.

FINN, Bernard S. The museum of science and technology. In: SHAPIRO, Michael Steven (ed.) The Museum: A Reference Guide. New York: Greenwood Press, p. 59-83, 1990.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS/CPDOC. Antonio Dias Leite Junior. s. d. Disponível em: https://www18.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-

biografico/antonio-dias-leite-junior. Acesso em fev. de 2023.

GIL PÉREZ, Daniel et. al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 02, p. 125-153, 2001.

GOB, André; DROUGUET, Noémie. A museologia: história, evolução, questões atuais. Trad. de Dara Rocha e Carlos Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Características gerais dos moradores (2020-2021). Disponível em:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101957_informativo.pdf. Acesso em fev. de 2023.

ICOM. 224 Years of Defining Museum. 2020. Disponível em: https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/12/2020_ICOM-Czech-Republic_224-years-of-defining-the-museum.pdf. Acesso em fev. de 2023.

ICOM. ICOM is pleased to announce that the proposal for the new museum definition was approved. Agosto de 2022. Disponível em:

https://icom.museum/en/news/icom-approves-a-new-museum-definition/#:~:text=NetworkICOM%20approves%20a%20new%20museum%20definiti

on&text=The%20new%20text%20reads%3A,exhibits%20tangible%20and%20intangibl

e%20heritage. Acesso em nov. 2022.

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO/UFRJ. O Museu. 2020. Disponível em: https://acervo-de-

macrofosseis7.webnode.page/museu/. Acesso em fev. de 2023.

KNORR-CETINA, Karin D. The manufacture of knowledge: An essay on the constructivist and contextual nature of science. England: Pergamon Press, 1981.

LAFOLLETTE, Marcel C. Eyes on the stars: Images of women scientists in popular magazines. Science, Technology, & Human Values, v. 13, n. 3-4, p. 262-275, 1988.

LATOUR, Bruno. Science in action: How to follow scientists and engineers through society. Harvard university press, 1987.

LONG, Marilee; STEINKE, Jocelyn; APPLEGATE Brooks; LAPINSKI, Maria Knight; JOHNSON, Marne J.; GHOSH, Sayani. Portrayals of male and female scientists in television programs popular among middle school-age children. Science Communication, v. 32, n. 3, p. 356-382, 2010.

LOUREIRO, José Mauro Matheus. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 88-95, 2003.

MACDONALD, Sharon. Authorising Science: Public Understanding of Science in Museums. In: Irwin, A.; Wynne, B. (ed.), Misunderstanding Science?: The Public Reconstruction of Science and Technology. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 152-171.

MACDONALD, Sharon. Exhibitions of Power and Powers of Exhibition: An Introduction to the Politics of Display. In: Macdonald, S. (ed.). The Politics of Display: Museums, Science, Culture. London: Routledge, 1997.

MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill, 1964.

MARQUES DE MELO, José. História Social da Imprensa: fatores sócio-culturais que retardaram a implantação da imprensa no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MASSARANI, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: Algumas reflexões sobre a década de 20. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia/ Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.

MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCHI, Yurij; PEDREIRA, Anna Elisa. Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico. Cadernos Pagu, 2019.

MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCHI, Yurij; RAMALHO, Marina; PEDREIRA, Anna Elisa; REZNIK, Gabriela; AMORIM, Luis. Gênero, ciência e TV: representações da mulher cientista nos programas brasileiros Jornal Nacional e no Fantástico. In: XIII REUNIÓN DE LA RED POP, 2013, Zacatecas. Memorias de la XIII Reunión de la Red Pop. Zacatecas: Red Pop e Museu de Ciencias de Zacatecas, 2013.

MCMANUS, Paulette. Topics in museums and science education. Studies in Science Education, [s. l.], v. 20, p. 157-182, 1992.

MEAD, Margaret; METRAUX, Rhoda. Image of the scientist among high-school students: A pilot study. Science, v. 126, n. 3270, p. 384-390, 1957.

MEIRELLES, Juliana Gesuelli. A família real no Brasil: política e cotidiano (1808-1821). São Bernardo do Campo: UFABC, 2015.

MELO, Diogo Jorge de; CASSAB, Rita de Cassia Tardin. Profissionalização de Mulheres Cientistas: pioneiras em Paleontologia no Rio de Janeiro, Brasil. História da Ciência e Ensino, v. 22, p. 101-123, 2020.

MITCHELL, Madeline; MCKINNON, Merryn. ‘Human’or ‘objective’faces of science? Gender stereotypes and the representation of scientists in the media. Public understanding of science, v. 28, n. 2, p. 177-190, 2019.

MORTON, Alan. Tomorrow’s yesterdays: science museums and the future. In: LUMLEY, Robert (ed.) The museum time-machine. Londres: Taylor & Francis e-Library, p. 127-141, 2005.

MUNANGA, Kabele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA (MCTer). Carta ao cidadão: MCTer / Museu de Ciências da Terra. Rio de Janeiro: CPRM, 2021.

MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA (MCTer). Sobre o Museu. 2018? Disponível em: http://mcter.cprm.gov.br/sobre.html. Acesso em dez. de 2022.

NASSIF, Rodrigo. Os desafios e as perspectivas na preservação dos museus. [Entrevista com o museólogo e pesquisador Gilson Nunes]. Universidade Federal de Ouro Preto [site], 25 mai. 2022. Disponível em: https://ufop.br/noticias/em-discussao/os-desafios-e-

perspectivas-na-preservacao-dos-museus. Acesso em 14 mar 23.

NELKIN, Dorothy. Selling Science: How the Press Covers Science and Technology. New York: W.H. Freeman, 1995.

PEREIRA, Júlia Botelho; MASSARANI, Luisa. Representações da ciência e do cientista: uma análise da exposição Quando nem tudo era gelo: novas descobertas no continente antártico, do Museu Nacional (UFRJ). Revista CPC, v. 17, n. 34, p. 79-109, 2022.

PREVIS, Kathy K. Gender and race representations of scientists in Highlights for Children: A content analysis. Science Communication, v. 38, n. 3, p. 303-327, 2016.

REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa. Posicionar a divulgação científica em prol da equidade de gênero. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 17, n. 50, p. 181-185, 2022.

REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa Medeiros; RAMALHO, Marina; MALCHER, Maria Ataide; AMORIM, Luis; CASTELFRANCHI, Yurij. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Revista Estudos Feministas, v. 25, p. 829-855, 2017.

ROITBERG, Nathalia Winkelmann. A divulgação científica no Museu de Ciências da Terra: aspectos históricos e dimensões educativas. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Rio de Janeiro, 2018.

SCHREIER, Margrit. Qualitative Content Analysis in Practice. Los Angeles: SAGE, 2012.

SCHREIER, Margrit. Qualitative Content Analysis. In: The SAGE Handbook of Qualitative Data Analysis, edição: Uwe Flick, 170-83. Los Angeles: SAGE, 2014.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Llewellyn Ivor Price. S.d. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Llewellyn-Ivor-Price-526.html. Acesso em jan. de 2023.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Missão, Visão, Valores e Princípios. s.d. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Sobre/Missao%2C-Visao%2C-

Valores-e-Principios-19. Acesso em dez. de 2022.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Sobre o Serviço Geológico do Brasil. s.d. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Sobre-49. Acesso em dez. de 2022.

SILVA, Romulo Ramunch Mourão; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As representações da ciência em matérias de uma revista de divulgação científica: a cosmologia superinteressante. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 343-374, 2021.

SILVERSTONE, Roger. Communicating Science to the Public. Science, Technology, and Human Values, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 106-110,1991.

SOCIEDADE DE HISTÓRIA NATURAL. Preparação de Fósseis. 2019? Disponível em: https://www.shn.pt/lab/Prepara%C3%A7%C3%A3o-de-F%C3%B3sseis. Acesso em fev. de 2023.

TOMAZI, Aline Luiza et. al. O que é e quem faz ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação infantil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, p. 292-306, 2009.

VINCK, Dominique et al. The sociology of scientific work. Books, 2010.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Botelho Pereira, J., Silveira-Barbosa, P., Medeiros Massarani, L., & Xavier Valente, J. (2023). Representações da ciência e de cientistas no Museu de Ciências da Terra (Rio de Janeiro). Museologia & Interdisciplinaridade, 12(24), 284–305. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.47721