A Museologia Social e a Gestão Compartilhada como mobilidade para o resgate cultural afroreligioso em instituições museológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.49465

Palavras-chave:

Representação da cultura afro-religiosa, Afro Patrimonio, Gestão em Museus, Gestão compartilhada e colaborativa, Museologia social

Resumo

Este artigo vislumbra uma reflexão sobre a representação da cultura afro-religiosa nos museus de Pelotas, utilizando a museologia social e a gestão compartilhada e colaborativa como possíveis caminhos para auxiliar nesta mobilidade cultural. A cidade de Pelotas, localizada no sul do Rio Grande do Sul, apresenta uma expressiva presença afro-brasileira desde a sua origem, no entanto, a representação dos negros nos museus da cidade se limita à associação do negro a escravidão, quando ocorre. Por intermédio de uma pesquisa realizada com os gestores dos principais museus e instituições da cidade e representantes religiosos, buscou-se compreender os principais motivos associados à ausência da representação da cultura afro nos museus e a identificação de problemáticas que orbitam o silenciamento do povo negro, dentre elas, a dificuldade em trabalhar com estes acervos nos discursos expográficos e culturais agenciados nesses espaços. Por esse motivo, este trabalho busca identificar quais são as principais dificuldades associadas ao tema, assim como apresentar o modelo de gestão compartilhada e colaborativa desenvolvido no Museu da República do Rio de Janeiro como um possível direcionamento para expandir a representação da cultural afro-religiosa na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrighiero, UFPEL

estranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência com pesquisas na área de educação patrimonial, cultura afro-brasileira e representação da cultura afro-religiosa em museus e experiência na área da expografia. Realizou o estágio curricular obrigatório no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Membro do Conselho Regional de Museologia (COREM-RS). Membro do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio/RS. Membro do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas

Juliana Rodrighiero, Université de Bourgogne Franche-Comté e Universidade Federal de Pelotas

Restauradora de Pintura Decorativa e Mural no Atelier Mériguet-Carrère (PARIS/França). Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com ênfase em estudos relacionados aos processos de restauração participativa do Patrimônio Cultural nos contextos Brasil-França, na modalidade de cotutela internacional de tese na área de Antropologia, junto a Université de Bourgogne Franche-Comté (Dijon/FRANÇA) na École Doctoral Sociétés, Espace, Prátiques, Temps (SEPT). Entre setembro de 2021 à agosto de 2022 realizou um período sanduíche na área da Antropologia, na Université de Bourgogne Franche-Comté (Dijon/FRANÇA) pelo Programa CAPES PRINT/UFPEL (2021-2022) com estudos direcionados à Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin. Mestra em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Teoria, História, Patrimônio e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com estudos sobre a Descaracterização do Patrimônio Arquitetônico Eclético, com Bolsa CAPES. Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Técnica em Edificações formada pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul). Foi professora substituta do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, no Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas, responsável por duas turmas da disciplinas de Materiais e Técnicas I (2019/02) e professora colaboradora do grupo PET Conservação e Restauro/UFPel entre Set/2019 - Mar/2020. 

Diego Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2007) e Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), professor efetivo, coordenador do curso de bacharelado em museu e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em emória Social e Patrimônio Cultural da UFPEL. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio arqueológico, arqueologia, museu, antropologia e ciência da informação.

Referências

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Quilombos contemporains : mémoire de l’esclavage, culture afro-brésilienne et citoyenneté au Brésil. In: CAPONE, Stefania; MORAIS, Mariana Ramos de (Orgs.). Afro-Patrimoines: culture afro-brésilienne et dynamiques patrimoniales. Paris: Lahic/IIAC/EHESS, 2015, p.42-57.

ALFONSO, Louise Prado. Professora da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Projeto GEEUR. Entrevista concedida à Gabriela Cavalheiro Rodrighiero [De forma virtual, pela Plataforma WebConf/UFPel, dia 22 de abril de 2021].

ALVES, LUIZ GUSTAVO GUIMARÃES AGUIAR .“Liberte Nosso Sagrado”: as disputas de uma reparação histórica. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, 2021.

ANICO, Marta. A pós-modernização da cultura: patrimônio e museus na contemporaneidade. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 71- 86, 2005.

AVILA, Carla Silva de. A princesa batuqueira: etnografia sobre a interface entre o movimento negro e as religiões de matriz africana em Pelotas/RS. 2011. 190p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

BRASIL. Lei nº 11.9904 de 2009

BRULON SOARES, Bruno (2020), “Descolonizando a museologia: a experiência museal recontada no tempo das comunidades”, in B. Brulon Soares (Ed.), Descolonizando a museologia: Museus, ação comunitária e descolonização. 1. ed. Rio de Janeiro, ICOFOM, pp. 09-28.

BRULON, Bruno. Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 21, p. 155-175, 2013.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Musealização da Arqueologia: um estudo de modelos para o Projeto Paranapanema. São Paulo: FFLCH/USP, 1995.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museologia para professores: os caminhos da educação pelo patrimônio. São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 1998

CANCELA, Francisco Eduardo Torres. Extensão universitária, museu e preservação cultural: a experiência de gestão compartilhada do Museu de Arte Sacra da Misericórdia e a documentação de seu acervo de esculturas devocionais. Patrimônio e Memória, Assis, SP, v. 16, n. 2, p. 6-39, jul./dez. 2020. Disponível em: pem.assis.unesp.br.

CAPONE, Stefania; MORAIS, Mariana Ramos de. De la négation à l’affirmation: le processus d’institutionnalisation du patrimoine culturel afro-brésilien. In: CAPONE, Stefania; MORAIS, Mariana Ramos de (Orgs.). Afro-Patrimoines: culture afro-brésilienne et dynamiques patrimoniales. Paris: Lahic/IIAC/EHESS, 2015. p. 6-24.

CAPONE, Stefania; MORAIS, Mariana Ramos. AFRO-PATRIMÔNIO NO PLURAL: A MISTURA NO CANDOMBLÉ COMO VALOR EXCEPCIONAL. Vivência – Revista de Antropologia. Nº 55, 2020, p.18-35

CHAGAS, Mário. A imaginação museal: Museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. – Rio de Janeiro : MinC/IBRAM, 2009.

CHAGAS, Mário. Museólogo, Professor e Diretor do Museu da República. Entrevista concedida à Gabriela Cavalheiro Rodrighiero [De forma virtual, pela Plataforma WebConf/UFPel, dia 15 de julho de 2021].

CHAGAS, Mário; GOUVEIA, Inês. Museologia social: reflexões e práticas (à guia de apresentação). In: Caderno do CEOM- Museologia Social. Ano 27, nº 41, 2014.

CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Portugal: Difel, 2002.

CORSINO, Célia Maria. Revitalizar os museus: como e por quê? Ciências e Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 121-131, 2000.

COSTA, Camillo Gustavo Xavier. O PATRIMÔNIO MATERIAL LOCAL DIGITALIZADO: UM CIRCUITO HISTÓRICO A SERVIÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) , Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2022.

CUNHA, M. N. B. da . Museu brasileiros e a construção de imagens sobre o negro- Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha. In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello; FUNARI Pedro Paulo Funari; CARVALHO, Aline.. (Org.). Museus e identidades na América Latina. 1ed.São Paulo: Annablume, 2015, v. , p. 177-187.

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. Museus, memórias e culturas afro-brasileiras. REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO, nº5, p.78-88, 2017

CURY, M. X. Museus em conexões: reflexões sobre uma proposta de exposição. Revista IBICT, Brasília, v. 42, n. 3, p. 471-484, set./dez. 2013.

DAVALLON, Jean. El juego de la patrimonialización. In: ROIGÉ, Xavier; FRIGOLÉ, Joan; DEL MÁRMOL, Carmen (org.). Construyendo el patrimonio cultural y natural. Parques, museos y patrimonio rural. Valencia: Germania, 2014.

DE L’ESTOILE, Benoît. Dos “selvagens românticos” aos povos primeiros. A herança primitivista nos museus e na antropologia. In: OLIVEIRA, João Pacheco de; SANTOS, Rita de C. M. (org) De acervos coloniais aos museus indígenas. Formas de protagonismo e de construção da ilusão museal. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019, p. 71-102.

DOLF-BONEKÄMPER, Gabi. Caminhando pelo passado dos outros. In: CYMBALISTA, Renato; FELDMAN, Sarah; KÜLH, Beatriz. Patrimônio cultural: memória intervenções humanas. 1. Ed. São Paulo : Annablume: Núcleo de Apoio e Pesquisa de São Paulo, 2017.

DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Orientações para Gestão e planejamento de museus. Coleção estudos museológicos, volume 3.Florianópolis: FCC Edições, 2014.

DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria; MARTINS, Luciana Conrado e AIDAR, Gabriela. “The museum experience: discussion on the relationship between contemporary museums and their visitors”. In: The special visitor: each and every one of us – ICOFOM Study Series, ISS 42. Rio de Janeiro: ICOFOM, 2013.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, IPHAN, 1997.

GALLI, Fábio. Conservador-restaurador do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Entrevista concedida à Gabriela Cavalheiro Rodrighiero [De forma virtual, pela Plataforma WebConf/UFPel, dia 06 de abril de 2021].

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, MinC/IPHAN, 1996.

HUGUES DE VARINE. Hugues de Varine e os museus comunitários no Brasil. Entrevista concedida à Roberto Fernandes dos Santos Junior e Clovis Carvalho Britto no dia 22 de janeiro de 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/24973/22040 Acesso em: 05 de fevereiro de 2023

INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes antropológicos, v. 18, n. 37, p. 25-44, 2012.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Carta de Serviços ao Cidadão. Brasília: IPHAN, 2021.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Portaria nº 375 de 2018

LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador: EDUFBA, 2012; Bauru. São Paulo: EDUSC, 2012.

LEAL, Daniel Barbier. A cidade e o museu: a origem, em 1904, do Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense. 2015. 206f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

LIMA FILHO, M.; ATHIAS, R. Dos museus etnográficos às etnografias dos museus: o lugar da antropologia na contemporaneidade. In: RIAL, C.; SCHWADE, E. (org.). Diálogos antropológicos contemporâneos Rio de Janeiro: ABA, 2016. p. 71-83.

LODY, Raul. O negro no museu brasileiro: construindo identidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MÃE MENINAZINHA DE OCUM, MÃE NILCE DE IANSÃ, MARIA HELENA VERSIANI, MARIO CHAGAS. A Chegada do Nosso Sagrado no Museu da República: “a fé não costuma faiá”. In: PRIMO, Judite; MOUTINHO, Mário C. Sociomuseologia: para uma leitura crítica do Mundo. Lisboa: Departamento de Museologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2021.

MELLO, Janaína Cardoso de. A representação social da escravidão nos museus brasileiros: interfaces entre a Museologia e a História. Sankofa (São Paulo), v 6, n10, p. 43-59, 2013.

MONTEIRO, Francisco César Manhães; VERSIANI, Maria Helena; CHAGAS, Mario de Souza. A chegada e chegadas do nosso sagrado à república. Museologia e Interdisciplinaridade, v. 11, n.22, 2022, p.14-32.

MONTONE, Annelise Costa. Professora da Universidade Federal de Pelotas e ex diretora do Museu da Baronesa. Entrevista concedida à Gabriela Cavalheiro Rodrighiero [De forma virtual, pela Plataforma WebConf/UFPel, dia 29 de março de 2021].

MONTONE, Annelise. Memórias de uma forma de morar: a Chácara da Baronesa, Pelotas, RS, (1863-1985). 2018. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural), Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2018.

MORAES, Fabiane. Conservadora-restauradora e diretora do Museu da Baronesa. Entrevista concedida à Gabriela Cavalheiro Rodrighiero [De forma virtual, pela Plataforma WebConf/UFPel, dia 01 de abril de 2021].

MOUTINHO, Mário Canova. Sobre o conceito de Museologia Social. In: MOUTINHO, Mário (org.). Cadernos de Sociomuseologia – Centro de Estudos de Sociomuseologia. Universidade Lusófona, 1993.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. 2003

PRATS, L. Concepto y gestión del patrimonio local. Cuadernos de Antropologia Social, Buenos Aires, n. 21, p. 17-35, 2005

RODRIGHIERO, Gabriela Cavalheiro. A representação da Cultura Afro-Religiosa nos Museus de Pelotas/RS. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em museologia), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

RODRIGHIERO, Juliana Cavalheiro. DESCARACTERIZAÇÃO NO ECLETISMO DA CIDADE DE PELOTAS/RS: Proposta de método de análise. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

SANTOS, Carlos Alberto Ávila (Org.). Ecletismo em Pelotas – 1870 – 1931. Pelotas: Editora Universitária, 2014.

SANTOS, M. S. dos. Representations of black people in Brazilian museums. Museum and Society, v. 3, n. 1, p. 51-65, Mar. 2005.

SANTOS, Myriam Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, MinC, IPHAN, DEMU, 2006

SCHLEE, Andrey Rosenthal. O ecletismo na Arquitetura Pelotense até as décadas de 30 e 40. 1994. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 1993.

SCHWANZ, Jezuina Kohls. A Chácara da Baronesa e o imaginário social pelotense. 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural), Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2011.

SCHWARCZ, L. K. M. . A "era dos museus de etnografia" no Brasil: o Museu Paulista, o Museu Nacional e o Museu Paraense em finais do XIX.. In: Betânia Gonçalves Figueiredo; Diana Gonçalves Vidal. (Orgs.). Museus: Dos gabinetes de curiosidades à Museologia moderna. Belo Horizonte: Argumentum, Scientia UFMG, 2005

SIQUEIRA, Andressa Marques; ZANIRATO, Silvia Helena. Reflexões sobre a gestão compartilhada do patrimônio cultural imaterial: uma década do registro da capoeira. Patrimônio e memória. V. 15, N. 1, 2019, P.388-407.

TERRA, Marcelo Mazza. Administrador da Charqueadas São João. Entrevista concedida à Gabriela Cavalheiro Rodrighiero [De forma virtual, pela Plataforma WebConf/UFPel, dia 10 de abril de 2021].

VARGAS, Jonas M. Os Barões do charque e suas fortunas – Um estudo sobre as elites regionais brasileiras a partir de uma análise dos charqueadores de Pelotas (Rio Grande do Sul, século XIX). Pelotas: Editora Oikos Ltda, 2016.

ZANIRATO, Silvia Helena. Patrimônio e identidade: retórica e desafios nos processos de ativação do patrimônio. Revista CPC, v. 13, n. 25, p. 7–33, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Rodrighiero, G., Rodrighiero, J., & Ribeiro, D. (2023). A Museologia Social e a Gestão Compartilhada como mobilidade para o resgate cultural afroreligioso em instituições museológicas. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(24), 237–262. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.49465

Edição

Seção

Dossiê Museologias, Coleções e Arqueologias