Etapas editoriais e direitos autorais

Etapas editoriais e sistema de arbitragem

1.Início da convocatória: a revista publica a convocatória para o Número Temático correspondente, indicando o objetivo do número, os eixos temáticos e a data máxima para recebimento dos textos.

2. Recepção de manuscritos: os manuscritos originais devem ser enviados pela plataforma da revista dentro do prazo indicado na chamada (incluindo eventuais prorrogações).

3. Primeira seleção: todos os manuscritos enviados à revista são apreciados pelo Editor Chefe e pela equipe de coordenadores do Número Temático convocado. Nesta revisão, avalia-se a conformidade do trabalho com a linha editorial e o escopo da revista. Nesta etapa avalia-se a qualidade da metodologia científica, a originalidade e consistência dos resultados, o rigor analítico, a coerência das conclusões, a pertinência, a oportunidade e a bibliografia utilizada. Da mesma forma, verifica-se a adequação do texto aos padrões editoriais adotados pela revista.

*Nesta fase é possível solicitar ao autor que faça pequenas modificações. Pretende-se que o artigo seja preparado para a etapa de revisão por pares duplo-cego.

4. Notificação ao(s) autor(es): os autores serão notificados, por meio da plataforma da revista, sobre a aceitação ou rejeição de seus textos, com base na etapa anterior. Os textos selecionados pelos coordenadores da edição serão submetidos a um processo de revisão por pares.

5. Processo de avaliação por pares: A qualidade dos artigos é assegurada por meio de um processo de avaliação por pares em que participam no mínimo dois avaliadores externos à revista por meio do sistema duplo-cego, onde se preserva o anonimato dos revisores e dos autores. O PÉRIPLOS fornece aos avaliadores um formulário de avaliação que inclui uma lista de padrões e requisitos básicos que cada manuscrito deve atender para ser publicado (incluindo a revisão de clareza e originalidade do texto). A aceitação ou rejeição dos artigos é baseada em aspectos formais e de conteúdo avaliados por especialistas no assunto. Os pareceres emitidos podem ser: Aceitos; Aceito com modificações (pequenas ou substanciais); Rejeitado.

*A Equipe Editorial decide finalmente a publicação dos manuscritos com base nas opiniões obtidas e no interesse oferecido pelos textos.

*Todos os artigos de periódicos estão sujeitos a revisão por pares rigorosa, justa e anônima, exceto os textos editoriais que introduzem questões temáticas.

6. Solicitação e devolução de modificações: As sugestões de alterações na estrutura e/ou conteúdo expressas pelos avaliadores serão comunicadas aos autores. Estes se encarregarão de fazer as modificações necessárias e deverão reenviar o texto dentro do prazo estabelecido pela Equipe Editorial. Solicita-se que, juntamente com a nova versão do seu artigo, seja enviado um documento detalhando os ajustes realizados ou a devida justificativa em caso de não conformidade.

*Caso os autores não comentem as sugestões enviadas no prazo estipulado, o artigo será rejeitado e o processo editorial será arquivado por inatividade.

*Não serão permitidos acréscimos ou modificações nos textos após a aceitação do trabalho.

7. Autorização de publicação: as pessoas cujos manuscritos foram aceitos devem assinar uma Nota de Compromisso que confere à revista o direito de primeira publicação do artigo e permissão para reproduzi-lo (no todo ou em parte), sempre com a indicação da fonte.

Avaliação externa

A qualidade dos artigos é assegurada por meio de um processo de revisão por pares no qual participam, no mínimo, dois avaliadores externos à revista por meio do sistema duplo-cego. Nesse processo de avaliação, o PÉRIPLOS fornece aos avaliadores um formulário de avaliação que inclui uma lista de padrões e requisitos básicos que cada manuscrito deve atender para ser publicado. Além disso, a revista zela e preserva o anonimato tanto dos avaliadores quanto dos autores. Para saber mais, consulte a seção Processo Editorial e de Publicação.

Plágio

A revista PÉRIPLOS utiliza o programa COPYSPIDER, que compara e identifica palavras idênticas entre o manuscrito submetido e os textos disponíveis na base de dados. Para saber mais sobre nosso Código de Ética e Plágio acesse: AQUI.

Política de direitos autorais

Os responsáveis por cada artigo mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Antes da publicação de todos os artigos, a PÉRIPLOS se responsabiliza pelo envio de uma Carta Compromisso aos autores para que eles assinem seu consentimento e endosso. Os autores podem reproduzir parcial ou integralmente o texto publicado, indicando a fonte.

O conteúdo desta revista, exceto onde for identificado, está sob uma Licença Creative Commons tipo BY (CC BY-NC 4.0), que estabelece a livre utilização do material publicado em qualquer meio ou formato desde que o artigo e a revista estão devidamente citados. O uso do material para fins comerciais é estritamente proibido.

Os autores são responsáveis pela obtenção dos direitos autorais do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado no PÉRIPLOS é dos autores.

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão utilizados exclusivamente para os fins indicados na publicação e não serão disponibilizados para outros fins ou para terceiros.