Paisagens de Poder: Projeto, Arquitetura e Urbanismo em Cidades Capitais

2022-08-25

Este dossiê especial pretende explorar os desafios teóricos e metodológicos sobre questões de projeto e planejamento urbano em capitais planejadas no século XX, considerando a paisagem como meio e expressão do urbanismo. Os editores buscam principalmente contribuições acadêmicas relacionadas aos tópicos de pesquisa levantados durante o 1º Seminário Internacional TOPOS Landscapes of Power: Reconsidering Twentieth Century Capital Cities, conferência virtual que ocorreu em junho de 2022 [site].

São particularmente bem-vindas as contribuições que analisam estudos de caso de capitais planejadas que estimulam questões metodológicas no desenho urbano, na historiografia, no campo teórico, particularmente para debater relações “Sul-Sul”. O escopo desta chamada de trabalhos está aberto para discutir o desenho de novas cidades, novos bairros e projetos não construídos no século XIX e XX, a fim de abordar questões relevantes em teoria e história da paisagem urbana.

Artigos completos devem ter no máximo 7.000 palavras. Os manuscritos serão revisados pelos editores convidados de acordo com a relevância temática de abordagens sobre a paisagem que incluem urbanismo, arquitetura, ecologia e engajamento social. Após a revisão inicial, os artigos completos passarão por um rigoroso processo de revisão por pares duplo-cego.

 

COMO PARTICIPAR
A chamada está aberta para pesquisadores nacionais e internacionais (estudantes de pós-graduação, bolsistas de pós-doutoramento, pesquisadores e professores);

Manuscritos serão aceitos em português, inglês e espanhol;

Para se inscrever, registre-se na Revista Paranoá e envie o formulário de Identificação do Autor e o manuscrito conforme o modelo.

As regras editoriais e todas as informações necessárias podem ser encontradas aqui.


PRAZO: 30 de novembro de 2022