Oportunidades do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para solução do destino final de resíduos sólidos urbanos ”“ O caso do Distrito Federal

Autores

  • Maria do Carmo de Lima Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12316

Palavras-chave:

Aterro sanitário, Créditos de carbono, Mudanças climáticas

Resumo

O presente trabalho analisa as oportunidades financeiras criadas pelo MDL- mecanismo de desenvolvimento limpo, estabelecido no âmbito do Protocolo de Kyoto em 1997, que possibilitou a venda de créditos de carbono. O encerramento de lixões se enquadra em uma das ações que pode ser beneficiado por estee mecanismo, gerando recursos para recuperação ambiental das áreas dos lixões e/ou implantação de aterros sanitários, ambas ações de melhoria ambiental para as cidades.

O caso em análise trata de um projeto que adotou o MDL para apoiar o fechamento do lixão do Jóquei Club e abrir um novo aterro sanitário no Distrito Federal. A proposta foi apoiada por inventário do potencial econômico dos gases do antigo lixão e da geração futura de um aterro, e pela an[alise de viabilidade econômica em termos de adesão à venda de créditos de carbono.

A discussão procedida está ancorada na necessidade de revisão de padrões tecnológicos na infraestrutura urbana que contribuam para respostas sanitárias que as cidades brasileiras estão demandando e na redução de gases de efeito estufa como enfrentamento às mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2012

Como Citar

Bezerra, M. do C. de L. (2012). Oportunidades do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para solução do destino final de resíduos sólidos urbanos ”“ O caso do Distrito Federal. Paranoá, 5(7). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12316

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.