A infraestrutura rodoviária na urbanização do território paulista: as escalas de integração da cadeia produtiva, 1913-1944

Autores

  • Jefferson Cristiano Tavares

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12051

Palavras-chave:

Infraestrutura, Rodovias, Urbanização, Estado de São Paulo, Planos rodoviários, Cadeia produtiva

Resumo

Arquiteto e urbanista pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. É mestre pelamesma instituição e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre o planejamento territorial doEstado de São Paulo. Entre 2004 e 2009, foi responsável pela coordenação dos projetos de urbanização do Programa de Assistência Técnica Prosanear, junto ao Ministério das Cidades, nos municípios de Juizde Fora-MG, Santo André-SP, Parnaíba-PI e Palhoça-SC. Como consultor da Secretaria de Habitação deSão Bernardo do Campo, entre 2011 e 2013, coordenou os projetos de urbanização dos núcleos Batistini,Areião, Grotão, Represa-Imigrantes e Parque Esmeralda, atendendo famílias instaladas em áreas demanancial. Atualmente coordena projetos de infraestrutura e urbanização dos municípios de Diadema-SP e Mauá-SP, incluindo ações nas áreas de saneamento, meio-ambiente, geotecnica e mobilidade.

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Biografia do Autor

Jefferson Cristiano Tavares

Arquiteto e urbanista pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. É mestre pelamesma instituição e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre o planejamento territorial do Estado de São Paulo. Entre 2004 e 2009, foi responsável pela coordenação dos projetos de urbanizaçãodo Programa de Assistência Técnica Prosanear, junto ao Ministério das Cidades, nos municípios de Juizde Fora-MG, Santo André-SP, Parnaíba-PI e Palhoça-SC. Como consultor da Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo, entre 2011 e 2013, coordenou os projetos de urbanização dos núcleos Batistini, Areião, Grotão, Represa-Imigrantes e Parque Esmeralda, atendendo famílias instaladas em áreas de manancial. Atualmente coordena projetos de infraestrutura e urbanização dos municípios de Diadema-SP e Mauá-SP, incluindo ações nas áreas de saneamento, meio-ambiente, geotecnica e mobilidade.

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Como Citar

Tavares, J. C. (2014). A infraestrutura rodoviária na urbanização do território paulista: as escalas de integração da cadeia produtiva, 1913-1944. Paranoá, 7(13), 93–100. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12051

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica