Art Déco e publicidade: a descaracterização do patrimônio moderno de Passo Fundo/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n28.2020.03

Palavras-chave:

Art Déco, Publicidade, Preservação, Passo Fundo/RS - Brasil

Resumo

Este artigo se insere na temática da publicidade e do patrimônio histórico, tendo como foco a cidade de Passo Fundo/RS, Brasil. Objetivou-se identificar e mapear as edificações com referência ao Art Déco na cidade, bem como analisar o impacto dos anúncios publicitários neste patrimônio moderno. Para tanto, foi preciso realizar estudos bibliográficos relacionados às temáticas da publicidade, do Art Déco e do processo de formação e transformação de Passo Fundo, com o intuito de entender a importância da mencionada linguagem arquitetônica no contexto da cidade e expor o poder de descaracterização que a falta de normatização publicitária exerce nas edificações de valor histórico. Também foram realizados levantamentos in loco dos exemplares Déco identificados, bem como levantamentos documentais de leis municipais relacionadas ao patrimônio e ao controle publicitário em vigor no Brasil. Grande parte das edificações identificadas estão em ruim ou péssimo estado de conservação e possuem anúncios excessivamente grandes e despadronizados, comprometendo a percepção do léxico arquitetônico e, consequentemente, seu valor histórico e cultural.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Carretta Diniz, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, Escola Politécnica, Faculdade Meridional (IMED)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela IMED (Passo Fundo, 2018). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED, bolsista PROSUP/CAPES, membro do grupo de pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED), pesquisador associado do Instituto Histórico Regional de Passo Fundo, e representante da ‘Setorial de Patrimônio Material e Imaterial, Arquitetura e Urbanismo’ no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Passo Fundo.   

Caliane Christie Oliveira de Almeida, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, Escola Politécnica, Faculdade Meridional (IMED)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2007), doutorado e pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP, 2012 e 2015). É coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED). 

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Publicado

10-08-2020

Como Citar

Carretta Diniz, P. H., & Oliveira de Almeida, C. C. (2020). Art Déco e publicidade: a descaracterização do patrimônio moderno de Passo Fundo/RS. Paranoá, 13(28). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n28.2020.03

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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