A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07

Palavras-chave:

Narrativas. Negros no espaço urbano. Exílios. Edouard Glissant. Adirley Queirós. Ceilândia.×

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a presença negra em Brasília a partir de dois filmes do cineasta Adirley Queirós: “A cidade é uma só? (2013) e Branco Sai Preto Fica (2015). Por meio do deslocamento das personagens em cena, tenta-se identificar índices da assimetria e desigualdade que afetam o cotidiano do Distrito Federal, focalizando as contradições que assinalam a experiência da população negra. Do ponto de vista teórico, recorremos ao pensamento de Edouard Glissant sobre a errância negra e os exílios forçados que configuram a forma urbana moderna, incapaz de garantir o usufruto para todos os sujeitos. Com isso, espera-se contribuir para refletir sobre tema muitas vezes abordado sem que se considere as dimensões étnico-raciais.

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Publicado

08-03-2020

Como Citar

Magalhães, C. H., & de Lima, J. (2020). A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós . Paranoá, 12(24), 68–80. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica