O projeto-padrão para escolas Art Déco no Rio Grande do Sul (1930-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e57025

Palavras-chave:

Escola pública, Art Déco, Arquitetura escolar, Nacionalização, Política cultural

Resumo

As escolas de projeto-padrão Art Déco, no Rio Grande do Sul, idealizadas durante o governo de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945, fazem parte de um cenário histórico-cultural que, através da edificação e do método de ensino, tinha a intenção de moldar e controlar a sociedade riograndense. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental, visitas e análise de projeto dessas instituições de ensino, esse trabalho tem o objetivo de expor o contexto histórico e político dessa época, de forma a esclarecer o vínculo entre a arquitetura escolar e os princípios administrativos do Estado. Como resultado dessa pesquisa, foram identificadas 39 escolas com projeto-padrão Art Déco no Rio Grande do Sul, planejadas pelo engenheiro João Baptista Pianca, que consolidaram a relação entre uma nova linguagem de arquitetura, um novo método de ensino e uma política de governo. Essa pesquisa relaciona a arquitetura enquanto ação social, vinculando programa, partido e estilo arquitetônico com as demandas socioculturais, atribuídas pelo próprio Estado. Problematiza-se e enfatiza-se a discussão sobre a linguagem Art Déco, política e edificações públicas, culminando na conformação das escolas de projeto-padrão do Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

Lisiê Kremer Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade de Arquitetura; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Doutoranda em Arquitetura no PROPAR/UFRGS, na linha de Teoria, História e Crítica da Arquitetura, e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Arquitetura e Urbanismo no PROGRAU/UFPel na linha de Teoria, História, Patrimônio e Crítica, com dissertação aprovada no ano de 2020 intitulada Arquitetura Art Déco nas escolas do Rio Grande do Sul no período do Estado Novo (1930-1950). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (2015) com defesa do projeto Casa Assistencial de Apoio às Crianças com Câncer. Colaborou como arquiteta e urbanista autônoma no escritório Studio Très - Arquitetura e Interiores (2016-2020) elaborando projetos arquitetônicos, complementares e interiores. Atualmente pesquisa sobre arquitetura escolar no Rio Grande do Sul, arquitetura Art Déco e patrimônio cultural.

José Henrique Carlucio Cordeiro, Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2022), na linha de Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande (2013), especialização em estruturas de concreto armado e fundações pela Universidade Cidade de São Paulo (2016). Atualmente é engenheiro civil da Prefeitura Municipal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: sentido de lugar, arquitetura escolar e patrimônio.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

Cabral, L. K., & Cordeiro, J. H. C. (2025). O projeto-padrão para escolas Art Déco no Rio Grande do Sul (1930-1950). Paranoá, 18, e57025. https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e57025

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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