O HOMEM COMO PRINCÍPIO, CENTRO E FIM DA RELIGIÃO

a essência do cristianismo segundo Ludwig Feuerbach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v6i12.11760

Palavras-chave:

Feuerbach. Crítica da Religião. Projeção. Antropomorfismo. Antropoteísmo.

Resumo

Neste artigo pretendemos apresentar ”“ e não defender ”“ as principais teses de Feuerbach em sua mais famosa obra, “A essência do cristianismo” (1841), em especial a tese de que Deus é a projeção inconsciente e involuntária dos atributos essenciais da natureza humana. Para Feuerbach, Deus não possui existência externa ou independente do homem, mas é a própria essência humana objetificada, porém confundida com uma essência transcendente. Assim, mostraremos que o desenvolvimento desta tese culmina, para Feuerbach, na revelação dos principais “segredos” e “contradições” do cristianismo, permitindo ao homem a “reapropriação” de sua essência alienada em Deus. Desenvolvendo esse pressuposto, Feuerbach apresenta o papel central da imaginação na religião, sua relação com os desejos e sentimentos do coração humano, bem como a felicidade como o fim último da religião. Com isso, o filósofo pretende provar que o homem é o princípio, centro e fim da religião, e que esta se reduz inteiramente à  antropologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Rodovalho Amaral, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

FEUERBACH, Ludwig. A essência do Cristianismo.2. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002.

HARVEY, V. Feuerbach and the interpretation of religion. New York: Cambridge University Press, 1995.

___________. Ludwig Andreas Feuerbach.The Stanford Encyclopedia of Philosophy ed. Fall 2011. Disponível em <https://plato.stanford.edu/archives/fall2011/entries/ludwig-feuerbach/>. Acesso em: 24 jul. 2017.

REDYSON, D.; CHAGAS, E.F; PAULA, M. G. Ludwig Feuerbach: filosofia, religião e natureza. São Leopoldo: Editora Nova Harmonia, 2011.

TOMASONI, F. Ludwig Feuerbach e a fratura no pensamento contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

WARTOFSKY, M. W. Feuerbach. New York: Cambridge University Press, 1977.

ZILLES, U. A crítica da religião.Porto Alegre: Est edições, 2009.

Downloads

Publicado

10-01-2018

Como Citar

Rodovalho Amaral, V. . (2018). O HOMEM COMO PRINCÍPIO, CENTRO E FIM DA RELIGIÃO: a essência do cristianismo segundo Ludwig Feuerbach. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 6(12), 08–17. https://doi.org/10.26512/pl.v6i12.11760

Edição

Seção

Artigos