A BÊNÇÃO DO SAMBA

Ensaio sobre o "Samba da benção" (1967) e sua resistência à estandardização adorniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46126

Palavras-chave:

Samba. Música. Estandardização. Adorno.

Resumo

: A partir das concepções de Theodor Adorno sobre a relação entre música e sociedade, sobretudo, as concepções acerca do método da sociologia da música – cujo conceito de mediação é central – propõe-se analisar duas canções de Vinicius de Moraes e de Baden Powell: o “Samba da Benção” (1967) e o “Canto de Xangô” (1966). Nesse sentido, é necessário mostrar como Adorno compreende as relações entre música e sociedade, para em seguida demonstrar a metodologia da sociologia da música propriamente dita, segundo as concepções desse autor. Feito isso, é possível expor a estandardização adorniana e em que medida ela abarca a canção brasileira. Por fim, analisaremos essas canções a partir de suas formalizações estéticas, incorporando elementos das culturas afro-brasileiras, a partir dos textos sobre a gramática dos tambores e as culturas de síncope, tais como são entendidas pelos mestres Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino.

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Biografia do Autor

Ian Alô do Vale, Universidade de Brasília

Graduando do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Quando foi bolsista da DAPLI (Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas) participou do Diálogos Docentes, entrevistando professores que atuam na formação docente. Além da experiência na educação, possui interesse nas áreas de filosofia da música, filosofia africana, filosofia brasileira e filosofia política.

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

Alô do Vale, I. (2023). A BÊNÇÃO DO SAMBA: Ensaio sobre o "Samba da benção" (1967) e sua resistência à estandardização adorniana. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(24), 340–352. https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46126

Edição

Seção

Ensaios