Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol

Autores

Palavras-chave:

autoria. estilo. futebol.

Resumo

Para analisar o futebol, discutir sobre um time ou sobre um jogador específico há a figura do comentarista. No Brasil, Milton Neves é um exemplo de comentarista conhecido, de credibilidade e alvo de críticas por se envolver em polêmicas devido a certos comentários que profere. O autor publica causos na revista Placar, mensalmente, na coluna intitulada “Causos do Miltão”. Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar um estudo que realizamos acerca de quatro desses causos com o intuito de averiguar se existem neles indícios que possam caracterizar o comentarista como autor, levando em consideração, principalmente, os postulados de Foucault (1999) e nas concepções de Possenti (2002). Atribuímos autoria aos seus causos, uma vez que eles contêm artifícios linguísticos e discursivos capazes de particularizar as narrações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista-BA. Atualmente é aluna de mestrado do programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e bolsista CAPES. Desenvolve projeto de pesquisa sobre sintaxe gerativa do pronome clítico SE em corpus eletrônico do português europeu e brasileiro. 

Referências

Abreu, A. S. C. 2013. Políticas de autoria. São Paulo: Editora da UFSCAR.

Bakhtin, M. 1995. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.

Bakhtin, M. 1997. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Barthes, R. 1984. A morte do autor. In R. Barthes. O rumor da língua, pp. 49- 54. Lisboa: Edições 70.

Câmara, R. P. 2005. [Disponível em: http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0876.pdf.] Os causos na região do Pantanal Brasileiro: identidade e poética (estudo). ANPUH ”“ XXIII Simpósio Nacional de História”“ Londrina. [Acesso em 02/06/2014].

Cândido, A. 2001. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas cidades.

Chartier, R. 1994. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas da Europa entre os séculos XIV e XVIII, pp. 33-65. Brasília: Editora da UNB.

Chartier, R. 2012. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Paulo: Editora de UFSCAR.

Compagnon, A. 2003. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG.

Foucault, M. 1999. O que é um autor? Portugal: Veja/ Passagens.

Granger, G. G. 1974. Filosofia do estilo. São Paulo: Perspectiva.

Houaiss, A. & Villar, M. de S. 2001. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Oliveira, I. R. de 2008. Gênero causo: narratividade e tipologia. Tese de Doutorado.São Paulo: PUC/SP.

Possenti, S. 2001. Enunciação, autoria e estilo. Revista da FAEEBA. Revista do Departamento de Educação ”“ Campus I, n. 15: 15-21.

Possenti, S. 2002. Indícios de autoria. Perspectiva ”“ Revista do Centro de Ciências da Educação 20, 1: 105-124.

Tfouni, L. V. 2009. Múltiplas faces da autoria: Análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Rio Grande do Sul: Editora da Unijuí.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Márcia Helena de Melo, & Eloísa Maiane Barbosa. (2020). Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol. RALED, 15(2), 201–218. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33286

Edição

Seção

Artigos