Ainda o contexto

algumas considerações sobre as relações entre contexto, cognição e práticas sociais na obra de Teun van Dijk

Autores/as

  • Ingedore Grünfeld Villaça Koch Universidade Estadual de Campinas
  • Edwiges Maria Morato Universidade Estadual de Campinas
  • Anna Christina Bentes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.11.n1.2011.p.79-91

Palabras clave:

contexto. modelo de contexto. prácticas del lenguaje. cognición social.

Resumen

El objetivo de este trabajo es realizar un debate en torno a la noción de contexto, centrándose en el trabajo seminal de Teun van Dijk, aprovechando algunos paralelos con sus postulados sobre la cuestión más importante con los postulados de otros autores que se han dedicado a reflexionar sobre este concepto en relación con la producción del lenguaje. Con este fin, hemos tratado de dar una interpretación a la aproximación teórica de van Dijk en la construcción del concepto de modelo de contexto. Por último, hemos tratado de presentar también un breve comentario analítico sobre las consideraciones prácticas del lenguaje sobre la base de las relaciones entre el lenguaje, contexto y cognición social.

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Biografía del autor/a

Ingedore Grünfeld Villaça Koch, Universidade Estadual de Campinas

Ingedore G. Villaça Koch é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela
PUC/SP e Titular em Análise do Discurso pela UNICAMP (Universidade
Estadual de Campinas), onde implementou a área de Lingüística Textual. Na
PUC-SP, atuou nos cursos de Letras e Jornalismo, na pós-graduação e na especialização. É professora-titular (aposentada) do Departamento de Lingüística
do IEL-Unicamp. Entre suas obras, contam-se: Lingüística Aplicada ao
Português: Morfologia e Sintaxe, (em co-autoria), Argumentação e Linguagem,
Texto e Coerência (em co-autoria), Desvendando os segredos do texto,
Intertextualidade (em co-autoria), todos pela Cortez Editora; A coesão textual,
A coerência textual, A inter-ação pela linguagem, O texto e a construção dos
sentidos, Ler e Compreender (em co-autoria), Ler e Escrever (em co-autoria),
todos pela Editora Contexto; Introdução à Lingüística Textual, pela Editora
Martins Fontes, As Tramas do Texto, pela Editora Nova Fronteira. É co-autora
de uma Gramática da Língua Portuguesa pela Editora Almedina, de Coimbra,
Portugal. Tem inúmeros trabalhos publicados em revistas e coletâneas de livros,
no país e no exterior. Lecionou nos ensinos fundamental e médio e ministra
cursos de extensão e especialização para professores em todo o país. Em seus
projetos, tem enfatizado questões de leitura e produção de textos.

Edwiges Maria Morato, Universidade Estadual de Campinas

Edwiges Maria Morato é professora-associada (Livre-docente) do
Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem da
Universidade Estadual de Campinas. É Mestre (1991) e Doutora (1995) em
Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado um
estágio-sanduíche na Université de Sorbonne-Nouvelle, na França no período
de 1994 a 1995. Fez um estágio pós-doutoral na Universidade de Paris XII entre
2001 e 2002 (Paris, França) e outro na Université Lumière II, em 2007 (Lyon,
França). Tem experiência na área de Linguística e de Neurolinguística, com
ênfase nos estudos que envolvem as relações entre linguagem e cognição. Em
torno desses interesses acadêmicos e científicos tem publicado livros e artigos,
bem como realizado e coordenado várias pesquisas financiadas, individuais e
coletivas. É uma das fundadoras e primeira coordenadora do GT da ANPOLL
“Lingüística e Cognição”, e líder do Grupo de Pesquisa COGITES (“Cognição,
Interação e Significação”). Uma das fundadoras do Centro de Convivência de
Afásicos (CCA), é membro de dois centros de pesquisa na Unicamp, sendo a
atual coordenadora do primeiro deles: o LAFAPE (Laboratório de Fonética e
Psicolingüística) e o U-TOPOS (Centro de Pesquisa sobre Utopia).

Anna Christina Bentes, Universidade Estadual de Campinas

Anna Christina Bentes possui graduação em Letras pela Universidade Federal
do Pará (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa
Catarina (1992), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de
Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia
da Universidade da California, Berkeley (2006). Atualmente é professora do
Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas. Seu
Grupo de Pesquisa no CNPq intitula-se “Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso
e estilos lingüísticos”. Atua nas áreas de Sociolingüística, Lingüística do Texto
e do Discurso e Lingüística Aplicada. Seus principais temas de pesquisa são o
fenômeno de narratividade, as práticas de linguagem nos contextos sociais, os
gêneros do discurso e os estilos de fala. Organizou, com Fernanda Mussalim a
coleção “Introdução à Lingüística”, volumes 1, 2 e 3, e com Ingedore Koch e
Edwiges Morato, a obra “Referenciação e Discurso”. É autora do livro didático
“Linguagem: práticas de leitura e escrita”, volume 2, e é co-autora, com Ingedore
Koch e Mônica Cavalcante, da obra “Intertextualidade: diálogos possíveis”.
Organizou e traduziu, com Renato Rezende e Marco Antônio Machado, a obra
“Lingua como prática social: sobre as relações entre língua, cultura e sociedade
a partir de Bourdieu e Bakhtin”, composta por artigos de William Hanks.
Organizou, com Marli Quadros Leite, a obra Linguística Textual e Análise da
Conversação: panorama das pesquisas no Brasil. Foi coordenadora do Grupo
de Trabalho “Linguística Textual e Análise da Conversação” (ANPOLL- Biênio
2008-2010) e é coordenadora do mesmo GT no Biênio 2010-2012. É membro
do Comitê Gestor e Editorial da Cortez Editora. Também coordena o Centro
de Pesquisa “Margens”, do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP
(Biênio 2009-2011).

Citas

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Koch, I. G. V., Morato, E. M., & Bentes, A. C. (2020). Ainda o contexto: algumas considerações sobre as relações entre contexto, cognição e práticas sociais na obra de Teun van Dijk. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 11(1), 79–91. https://doi.org/10.35956/v.11.n1.2011.p.79-91

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