El discurso multimodal en YouTube

Palavras-chave:

análise crítica do discurso. multimodalidade. pobreza. YouTube.

Resumo

Este documento reúne as primeiras reflexões da pesquisa em curso “A análise crítica do discurso no estudo integral do texto: para uma compreensão do discurso massamidiático”, o qual é parte das redes PROSUL, REDLAD e PRO.TEX.TO. Em primeiro lugar, propõe-se a abordar a reflexão sobre midiatização, a análise crítica do discurso sobre a pobreza e a construção de uma teoria do discurso cada vez mais integral e multidisciplinar. Nessa seção, busca-se reconhecer o papel na construção do significado que se deriva da junção de múltiplos códigos, para fazê-los circular como conteúdo específico em páginas web. Trata-se de desvendar o papel da midiatização e da multimodalidade na construção de significados e, em consequência, do conhecimento social. Em segundo lugar, aborda-se o discurso do YouTube no que se refere à pobreza, para tipificar as categorias de análise que derivam das reflexões teóricas de Gunter Kress e Theo van Leeuwen (1996), Theo van Leeuwen e Jewitt (2001) e van Leuween (2008), que tornem possível a formulação de uma perspectiva analítica a partir de um corpus concreto. Finalmente, é apresentado o esquema que orienta o processo metodológico, no qual podem ser reconhecidos categorias e principios utilizados pela perspectiva de O’Halloran (2006). A análise, de caráter exploratório, aplica-se ao vídeo “La rutina” (http://es.YouTube.com/ watch?v=BF8HZTGzz28), que faz parte do corpus objeto desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAJTÃN. M. (1985). Estética de la creación verbal. México: Siglo XXI.

BREA, J. L. (2002). El arte del futuro. En: http://www.nettime.orgCASTELLS, M. (2003). A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundaçao Calouste Gulbekian.

EKMAN, P. & FRIESEN, W. (1969). ‘The repertoire of nonverbal behavior: Catego-ries, origins, usage, and coding’, Semiotica, 1: 49- 98.

JEWITT, C., VAN LEEUWEN, T. (2001). Handbook of visual analysis. London: SagePublications.

KALTENBACHER, M. (2004). ‘Perspectives on Multimodality: From the early beginnings to the state of the art’,en: Information Design Journal, 12 (3):190-207(18). Amsterdam: John Benjamins Publishing Company.

KENDON, A. (1983). ‘Gesture and Speech: How They Interact’, en J. M. Wie-mann & R. P. Harrison Nonverbal Interaction, pp. 13-43. Beverly Hills:Sage Publications.

KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. (1996). Reading images. London: Routledge.

KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. (2001). Multimodal Discourse: The Modes and Me-dia of Contemporary. New York: Hodder Arnold.

LEVY, P. (2000). Las tecnologías de la inteligencia. El futuro del pensamiento en laera informática. Buenos Aires: Edicial.

MANOVICH, L. (2008). ‘The practice of everyday (media) life’, en http://www.manovich.net/.O’Halloran, K. (2006). Multimodal Discourse Analysis: Systemic Functional Pers-pectivas. Londres: Continuum.

PARDO ABRIL, N. (2007). Cómo hacer análisis crítico del discurso. Una perspectivalatinoamericana. Santiago de Chile: Frasis.

RIFKIN, J. (1997). El fin del trabajo. El declive de la fuerza del trabajo global y elnacimiento de la era posmercado. Madrid: Círculo de lectores.

VAN DIJK, T. (en prensa). Discourse and Context. Cambridge: Cambridge Uni-versity Press.

VAN LEUWEEN, T. (2008). Discourse and Practice. New Tools for Critical DiscourseAnalysis. Oxford: Oxford University Press.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

El discurso multimodal en YouTube. (2020). RALED, 8(1), 77–107. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33601

Edição

Seção

Artigos