Diversidade de espécies e variedades crioulas utilizadas pelos agricultores do PAD Anauá, zona rural de Rorainópolis, Roraima– Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v17i4.57622Palavras-chave:
Agricultura familiar, sementes/mudas crioulas, conservaçãoResumo
A modernização da agricultura é uma das questões que leva ao abandono da prática de uso e conservação das variedades crioulas. Neste sentido, o objetivo do estudo foi investigar se os agricultores familiares do PAD Anauá, em Rorainópolis-RR, dispõem de diversidade de espécies e variedades crioulas em seus roçados, além de identificar como é feita sua conservação, bem como quantificá-las verificando as mais produzidas. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 40 agricultores, onde foram abordadas questões sobre a diversidade agrícola, descrição das variedades crioulas, formas de conservação e armazenamento, o uso e a importância das variedades para os agricultores. Para verificar a diversidade agrícola, realizou-se a análise descritiva dos dados. Verificou-se que os agricultores possuem significativa diversidade de espécies e variedades conservadas por meio de práticas tradicionais e multiplicadas em suas propriedades, totalizando 42 espécies e 147 variedades entre exóticas, nativas e agrícolas. As espécies crioulas mais cultivadas são: feijão, milho, macaxeira, mandioca e abóbora. A diversidade encontrada é importante para os agricultores, pois o seu cultivo representa segurança alimentar e geração de renda, além de ser fundamental para manter os sistemas agrícolas ricos e dinâmicos.
Downloads
Referências
BEVILÁQUA, Gilberto A. P.; ANTUNES, Irajá F.; BARBIERI, Rosa L. Agricultores guardiões de sementes e ampliação da agrobiodiversidade. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.31, n.1, p. 99-118, 2014.
BRAMMER, Sandra P. Variabilidade e diversidade genética vegetal: requisito fundamental em um programa de melhoramento. Passo Fundo: Embrapa Trigo. 2002. 9 p. html. (Embrapa Trigo. Documentos Online; 29). Disponível em Acesso em: 26 de fev. de 2018.
COLEMAN, James S. Snowball Sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Human Organization. v.17, n. 4, p.28-36, 1958.
FAO. Multi-stakeholder Dialogue on Biodiversity Mainstreaming across Agricultural Sectors. FAO; Rome, Italy: 2019. Disponível em <https://www.fao.org/3/ca1603en/CA1603EN.pdf>. Acesso em 13 de jan de 2022.
GOODMAN, Leo A. Snowball Sampling. The annals of mathematical statistics. v.32, n.1, p 148-170, 1961.
LOPES, Carlos E. V. Avaliação socioeconômica dos sistemas de produção em assentamentos rurais no estado de Roraima: o caso do assentamento rural PAD – Anauá. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
KAUFMANN, Marielen P. Resgate, conservação e multiplicação da agrobiodiversidade crioula: um estudo de caso sobre a experiência dos guardiões das sementes crioulas de Ibarama (RS). Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
MACHADO, Altair T.; SANTILLI, Juliana; MAGALHÃES, Rogério. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2008.
MARTINS, Ayrton L. U. Conservação da Agrobiodiversidade: saberes e estratégias da Agricultura Familiar na Amazônia. 215 F. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Ciências Agrárias, Manaus. 2016.
OGLIARI, Juliana B.; KIST, Volmir; CANCI, Adriano. The participatory genetic enhancement of a local maize variety in Brasil. IN: DE BOEF Walter S. et al. (Ed) Community biodiversity management, promoting resistance and the conservation of plant genetic resources. Abingdon: Oxon, p. 265-271, 2013.
OLER, Juliana R. L. Conservação da agrobiodiversidade por agricultores de pequena escala em Mato Grosso-Brasil. 94 F, Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências-Rio Claro, Pós-Graduação em Ciências biológicas, 2012.
OSÓRIO, Guilherme T. Diversidade de espécies e variedades crioulas no oeste catarinense: um estudo de caso a partir de alface e radice em Anchieta e Guaraciaba. 138 F, Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, 2015.
SANTILLI, Juliana. Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores. São Paulo: Editora Peirópolis, 2009. 519 p.
SILVEIRA, Rosa P. Diversidade de variedades crioulas de tomates conservadas por camponeses no Município de Anchieta, oeste de Santa Catarina. 179 F, Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, 2015.
SOUSA, Yan T. DE; BARNI, Paulo E. Quantificação de áreas queimadas em pastagens e roças do pad anauá na estação seca de 2014-2015. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 8, n. 2, p. 115-121, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.










