Editorial - Reafirmando a Agroecologia como Ciência Crítica: reflexões e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v20i3.59633Palavras-chave:
Transição agroecológica, construção do conhecimento agroecológico, agência agroecológicaResumo
Pode-se afirmar que é preciso focar em pelo menos duas ações impulsionadoras de desenvolvimento da Ciência da Agroecologia. Uma relacionada a aprimorar a sua atuação no meio acadêmico e junto aos movimentos, procurando reforçar a estrutura, física e de pessoal, e adotar o enfoque sistêmico, vencendo resistências e antagonismos da época das Agriculturas Alternativas. E, por outro lado, buscar maior efetividade na agência política, como grupos de pressão ou como atores nas esferas de poder, para estabelecer políticas públicas de longo prazo que alterem a realidade do modelo de desenvolvimento. São ações urgentes e necessárias para alcançarmos uma transição para uma sustentabilidade global, para além dos nichos sociotécnicos aos quais, no momento, parecemos nos acomodar.
Downloads
Referências
Dal Soglio, Fábio K. et al. Editorial - Reafirmando a Agroecologia como Ciência Crítica: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 20, n. 3, p. 282-290, 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabio Kessler Dal Soglio Dal Soglio, Clóvis José Fernandes de Oliveira Junior, Flaviane de Carvalho Canavesi, Joel Donazzolo, Leticia Andrea Chechi, Luis Mauro Santos Silva, Janaina Deane de Abreu Sa Diniz, Regina Coelly Fernandes Saraiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.










