Problemas éticos na atenção primária: a visão de especialistas e profissionais

Autores

  • Luana Silva Universidade de São Paulo
  • Elma Zoboli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v3i1.7903

Palavras-chave:

Bioética. Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Humanização da assistência. Ética.

Resumo

Trata-se de pesquisa quantitativa e exploratória, com foco na bioética e na atenção básica à saúde. Os objetivos da primeira fase da pesquisa foram identificar problemas éticos vivenciados por enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e verificar a freqüência de sua ocorrência. Na segunda fase, o objetivo foi construir uma espécie de “padrão ouro” com base na visão de um painel de especialistas em ética e bioética e compará-lo com os resultados encontrados na etapa anterior. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário auto-aplicado, elaborado com base nos problemas éticos referidos por enfermeiros e médicos em pesquisa anterior de uma das autoras, no que tange as relações com os usuários e famílias, com a equipe multiprofissional e com o Sistema Único de Saúde (SUS). O painel de experts incluiu especialistas em bioética, com formação em enfermagem, medicina, filosofia, teologia e odontologia. De maneira geral, considerando a totalidade dos problemas, os profissionais concordam com o painel em apenas 67,5 %. O índice de Kappa confirmou tal discordância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Silva, Universidade de São Paulo

Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem, (USP),

São Paulo, Brasil.

Elma Zoboli, Universidade de São Paulo

Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da (USP),

São Paulo, Brasil.

Referências

Brody H. Transparency: informed consent in primary care. Hasting Centers Report sep/oct, 1989. pp. 5”“9.

Gracia D. Bioética clínica. Santa Fé de Bogotá: El Buho, 1998.

Fetters, MD & Brody, H. The epidemiology of bioethics. The Journal of Clinical Ethics 1999; 10:107”“15.

Mayer-Braunack AJ. What makes a problem an ethical problem? An empirical perspective on the nature of ethical problems in general practice. Journal of Medical Ethics 2001; 27:98-103.

Zoboli ELCP. Bioética e atenção básica: um estudo de ética descritiva com enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família. [Tese de Doutorado]. São Paulo:Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2003.

Sugarman J (org.). Ethics in primary care. New York: McGraw-Hill; 2000, p. xiii”“xvi.

Gracia D. Procedimentos de decisión en ética clínica. Madrid: Eudema, 1991.

Maliandi R. Ética: conceptos y problemas. Buenos Aires: Biblos; 1991.

Beauchamp TL & Childress JF. Principles of biomedical ethics. 5aed. New York: Oxford University Press; 2001.

Sulmasy DP & Sugarman J. The many methods of medical ethics. In: Sugarman J & Sulmasy DP. (orgs.) Methods in medical ethics. Washington: Georgetown University Press; 2001, pp. 3-18.

Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo. Implantando o PSF no município de São Paulo: balanço de um ano. São Paulo: 2002.

Sánchez-González M. La investigación bioética: tipos, funciones y relaciones mutuas. Cuadernos del Programa Regional de Bioética 1998; 6:57-76. 12.

Cortina A & Martinez E. Ética. São Paulo: Edições Loyola; 2005.

Downloads

Como Citar

Silva, L., & Zoboli, E. (2007). Problemas éticos na atenção primária: a visão de especialistas e profissionais. Revista Brasileira De Bioética, 3(1), 27–39. https://doi.org/10.26512/rbb.v3i1.7903

Edição

Seção

Artigos Originais