LINCE

uma proposta de padronização para linguagens de acesso a base de dados

Autores

  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Comissão Nacional de Energia Nuclear
  • Centro de Informações Nucleares

Palavras-chave:

Bases de dados. Normas e protocolos. Recuperação da informação. Linguagens documentárias. Sistemas de recuperação da informação. Levantamentos.

Resumo

A falta de padronização nos procedimentos de acesso a bases de dados levam os usuários a capacitar-se nas características próprias de cada linguagem de acesso, existente nos diversos centros hospedeiros dessas bases. Para superar esta dificuldade, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CIN/CNEN vêm trabalhando no projeto da linguagem LINCE, que deverá ser implantada em diferentes computadores. É orientada a comandos e tem sua potencialidade voltada para o tratamento de dados referenciais e bibliográficos, porém, incorpora algumas facilidades para a recuperação de dados numéricos. Seus principais comandos permitem realizar buscas, exibir, ordenar ou gravar seus resultados, abrir ou fechar sessões de trabalho, usar diferentes bases e solicitar auxílio ao sistema. Nas expressões de busca são utilizados operadores lógicos, relacionais, de relacionamento em tesauro, de truncamento, mascaramento e de profundidade. Um subconjunto desta linguagem está implementado nos computadores do IBICT e encontra-se em fase de desenvolvimento do CIN/CNEN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1990-07-01

Como Citar

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Comissão Nacional de Energia Nuclear, & Centro de Informações Nucleares. (1990). LINCE: uma proposta de padronização para linguagens de acesso a base de dados. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 18(2), 203–211. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46695

Edição

Seção

Artigos