Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos às eleições de 2008 nas capitais de Estado

Autores

  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná

Resumo

Resumo

Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos às eleições de 2008 nas capitais de Estado O artigo trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a participação do Estado nas receitas dos partidos, maior a distância entre eles e a sociedade civil. O objetivo é verificar a relação entre desempenho eleitoral e fontes de financiamento das campanhas. O trabalho divide as fontes em três grupos: estatal, empresas (pessoas jurídicas) e pessoas físicas. A partir da análise das prestações de contas dos 173 candidatos a prefeito nas 26 capitais brasileiras em 2008, são apresentados resultados sobre o impacto dos tipos de doadores no desempenho dos partidos. Demonstra-se que as doações de “pessoa jurídica” apresentam maior correlação com candidaturas bem-sucedidas, sendo esta a origem da desigualdade.

Palavras-chave: partidos políticos; financiamento de campanhas; democracia brasileira.

 

Abstract

The paper treats of the financing of electoral campaigns. Considered a central point of the representative democracies, financial resources for parties and candidates generate electoral campaigns more or less equalitarian. Studies show that as larger the participation of the State in the resources of the parties, larger the distance between them and the civil society. The objective is to verify the relationship between electoral result and sources of financing of the campaigns. The work divides the sources in three groups: state, companies and persons. The analysis are of the accounts rendered of 173 candidates to mayor in the 26 Brazilian State capitals in 2008, results are presented on the impact of the types of donors in the result of the parties. It is demonstrated that the donations of companies present larger correlation well with candidacies happened, being this the origin of the inequality.

Key words: political parties; financing of campaigns; Brazilian democracy.

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Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná

Emerson Urizzi Cervi é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: eucervi@ufpr.br

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Publicado

2012-03-31

Como Citar

Cervi, E. U. (2012). Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos às eleições de 2008 nas capitais de Estado. Revista Brasileira De Ciência Política, (4), 135–167. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1712

Edição

Seção

Dossiê: Partidos políticos