O humor na estratégia de persuasão durante as campanhas eleitorais

Autores

  • Andrés Valdez Zepeda Universidade de Guadalajara
  • Delia A. Huerta Franco Universidade de Guadalajara
  • Octavio Adolfo Perez Preciado Universidade de Guadalajara

Resumo

Resumo

Realiza-se uma análise do uso do humor como parte das estratégias de persuasão na liderança e na política, em geral, e nas campanhas eleitorais em particular. Aborda-se também o estudo das funções desempenhadas pelo humor nas campanhas eleitorais e as razões pelas quais este é usado como parte de estratégias para convencer os eleitores. Examinou-se também a literatura especializada e as investigações já realizadas sobre o assunto, tanto nos negócios como na política. Finalmente, concluiu-se que, sob regimes democráticos, o humor tem sido utilizado como estratégia de comunicação durante as campanhas eleitorais para gerenciar o afeto e conquistar o voto dos eleitores, procurando persuadí-los e mobilizá-los.

Palavras-chave: Humor, estratégias de persuasão política, liderança, marketing político, campanhas eleitorais, funções do humor, sistemas democráticos, poder político.

 

Abstract

In this paper we analyze the use of humor as part of the strategies of persuasion in leadership and politics in general, and in election campaigns and the political marketing, in particular. It addresses also the study of the functions performed by the humor in election campaigns and the reasons why it is used as part of the strategies of persuasion of voters. We examine also the literature and research that has been done on the subject, both in business and in politics. Finally, we conclude that under democratic regimes, humor has been used as a marketing strategy during election campaigns to manage the affection and win the vote of the voters, seeking to persuade and mobilize.

Keywords: Humor, persuasion strategies in politics, leadership, political marketing, election campaigns, humor functions, democratic systems, political power.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrés Valdez Zepeda, Universidade de Guadalajara

É professor do Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas da Universidade de Guadalajara (Guadalaraja, México). E-mail: azepeda@cucea.udg.mx.

Delia A. Huerta Franco, Universidade de Guadalajara

É professora do Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas da Universidade de Guadalajara (Guadalaraja, México).

Octavio Adolfo Perez Preciado, Universidade de Guadalajara

É professor do Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas da Universidade de Guadalajara (Guadalaraja, México).

Downloads

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Zepeda, A. V., Franco, D. A. H., & Preciado, O. A. P. (2014). O humor na estratégia de persuasão durante as campanhas eleitorais. Revista Brasileira De Ciência Política, (13), 245–258. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/2154

Edição

Seção

Artigos