INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO: REPERCUSSÕES NA MÍDIA DIGITAL

Authors

  • Katia Bruginski Mulik USP

Abstract

A internacionalização no ensino superior tem sido amplamente discutida na esfera acadêmica e midiática, no contexto brasileiro, principalmente após a criação do programa Ciências Sem Fronteiras em 2011. Levando isso em consideração, esse artigo objetiva identificar como a internacionalização tem sido abordada na mídia digital recentemente no período de julho a dezembro de 2016. Para isso, fez-se um rastreamento de textos divulgados em jornais on line através do site de busca Google com as palavras-chave “internacionalização do ensino superior”. Para a análise do conteúdo elegeu-se algumas categorias que partiram da recorrência de temas presentes nos textos encontrados. Como aporte teórico foram utilizados autores como Hudzik (2011), Knight (2003), Walsh (2010), Andreotti et. al (2016) entre outros que subsidiaram a análise das categorias selecionadas. A partir dos dados fornecidos pela pesquisa foi possível perceber que existe uma supervalorização da língua inglesa, bem como a recorrência de matérias sobre a posição de universidades em rankings nacionais e internacionais. Isso aponta para necessidade de se pensar os impactos que a hegemonia do inglês pode desencadear em políticas linguísticas e de ensino, bem como a representatividade que a internacionalização no contexto brasileiro tem para o cenário internacional. 

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Author Biography

Katia Bruginski Mulik, USP

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (USP); professora do curso de Letras da FACEL e de língua inglesa na rede pública Estadual de ensino do Paraná.

Published

2019-10-29

How to Cite

MULIK, Katia Bruginski. INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO: REPERCUSSÕES NA MÍDIA DIGITAL. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 30, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10884. Acesso em: 1 jun. 2024.

Issue

Section

Artigo