EDUCAÇÃO QUILOMBISTA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AFROCENTRADA NO BRASIL

Authors

  • Ricardo Matheus Benedicto

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28254

Keywords:

Afrocentricidade, Educação Quilombista, Interculturalidade, Poder, Racismo

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo sustentar que somente uma educação centrada na experiência africana e dos afro-brasileiros ”“ definimos este sistema educacional como Quilombista ”“ é capaz de oferecer a formação que os africanos da diáspora no Brasil necessitam, viabilizando de modo adequado as leis 10.639/03 e 11.645/08 bem como as Diretrizes Curriculares de 2004 para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O desenvolvimento da Educação Quilombista se impõe, pois vivemos em uma sociedade orientada pelos princípios do eurocentrismo e da supremacia branca. Desse modo, as escolas geradas por esta sociedade são incapazes de atender adequadamente tanto as exigências educacionais dos afro-brasileiros quanto às exigências de uma educação intercultural.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASANTE, Molefi Kete. The Afrocentric Idea in Education. In: The Journal of Negro Edu-cation Vol. 60, n.2, 1991, p. 170-180.
____. Afrocentricidade: Notas sobre uma posição disciplinar. In: Elisa L. Nascimento (org.). Afrocentricidade: Uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 93-110.
BENEDICTO, Ricardo M. Afrocentricidade, Educação e Poder: Uma Crítica Afrocêntrica ao Eurocentrismo no Pensamento Educacional Brasileiro. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorra-ciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasilia, DF: Ministério da Educação, 2004.
CARRUTHERS, Jacob H. Intellectual Warfare. Chicago: Third World Press, 1999.
DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: Política Social e Racial no Brasil 1917-1945. São Paulo: UNESP, 2006.
DIOP, Cheikh Anta. A Unidade Cultural da África Negra: Esferas do Matriarcado e do Patriarcado na Antiguidade Clássica. Angola: Edições Mulemba, 2014.

GONZALES, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n0 92/93 (jan./jun.), 1988, p. 69-82.
HILIARD, Asa. G. O Rabequista e a Festa: Uma Crítica Africana à “Educação Multicultural” nos Estados Unidos. In: Elisa L. Nascimento (org.). Afrocentricidade: Uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 315-329.
MOORE, Carlos. Racismo & sociedade: novas bases epistemológicas para entender o ra-cismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.
NASCIMENTO, Elisa L. Pan-africanismo na América do Sul: emergência de uma rebe-lião negra, São Paulo: Selo Negro, 1981.
NOGUERA, Renato. Afrocentricidade e Educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Revista África de Africanidades, Ano 3, n. 11, novembro, 2010. Disponível em: http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf. Acesso em 05/03/2019.
SERTIMA, Ivan Van. They Came Before Columbus: The African Presence in Ancient America. New York: Random House Trade Paperbacks, 2003.
SHUJAA, MWALIMU (org). Education and Schooling: You Can Have One Without The Other. In: Too Much Schooling Too Little Education: A Paradox of Black Life in White Societies. Trenton: Africa World Press, 1998.
WOBOGO, Vulindlela. Cold Wind From the North: The Prehistoric European Origin of Racism Explained by Diop’s Two Cradle’s Theory. Charleston: Books on Demand, 2011.

Published

2019-11-17

How to Cite

Benedicto, R. M. (2019). EDUCAÇÃO QUILOMBISTA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AFROCENTRADA NO BRASIL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 18–33. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28254

Issue

Section

Dossiê: "Educação, Filosofia e Afrocentricidade"