A recepção crítica das peças de Victor Hugo na França e no Brasil

Autores

  • Daniela Mantarro Callipo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis

Palavras-chave:

Teatro hugoano; Recepção crítica; França; Brasil

Resumo

As primeiras peças de Victor Hugo foram responsáveis por uma verdadeira revolução na história da Literatura Francesa, mas não tiveram pronta aceitação por parte de toda a crítica, que se dividiu entre os partidários dos românticos e, portanto, das novas ideias difundidas pelo Cénacle, e os clássicos, adversários dos jovens escritores que abraçaram os preceitos hugoanos. No Brasil, a reação foi posterior, mas idêntica. Embora não se encontrem nos jornais discussões a respeito da nova escola, as novas ideias foram, em princípio, rejeitadas pelos intelectuais brasileiros e, alguns anos mais tarde, adotadas pelos escritores que desejavam criar um teatro nacional baseado nos princípios defendidos por Victor Hugo, porta-voz do movimento romântico.

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Biografia do Autor

Daniela Mantarro Callipo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis

Professora Doutora do Departamento de Letras Modernas da UNESP/Assis

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Publicado

25-06-2014

Como Citar

Callipo, D. M. (2014). A recepção crítica das peças de Victor Hugo na França e no Brasil. Revista XIX, (1), 8–22. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaXIX/article/view/21242