Rede Social de Crianças Pequenas em Creche:

Análise por Proximidade Física e Atividade Compartilhada

Autores

  • Mara Ignez Campos-de-Carvalho Campos-de-Carvalho

Resumo

Para comparar as redes sociais obtidas pelos indicadores proximidade física e compartilhamento de atividades, foram analisadas quatro sessões de um grupo de crianças entre 2 e 3 anos, de uma creche que atende população de baixa renda(região de Ribeirão Preto, SP). Estas sessões fizeram parte de estudos anteriores, cujos dados foram coletados simultaneamente por cameras fotográficas e videoteipes, durante períodos de atividade livre. Os dados foram analisados a cada 30 segundos.Pelas fotos considerou-se o critério de proximidade física (distância de até 1 m) para registrar a associação de pares entre crianças e entre criança-adulto. O critério de compartilhamento de atividades (engajamento na mesma atividade e orientação mútua) foi utilizado na análise dos vídeos. Embora as associações indicadas pela proximidade física em geral tenham excedidoaquelas por atividade compartilhada, semelhanças entre as análises evidenciam que geralmente as crianças se envolveram ematividades compartilhadas quando próximas. Salienta-se, assim, a importância da proximidade física no relacionamento de crianças de 2 e 3 anos, oferecendo este indicador uma compreensão inicial ou global sobre as associações ocorridas em um grupo de crianças.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

Campos-de-Carvalho, M. I. C.- de-C. (2013). Rede Social de Crianças Pequenas em Creche:: Análise por Proximidade Física e Atividade Compartilhada. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 12(2), 129–136. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17277