Escala de Vitalidade Subjetiva ”“ EVS:

Evidências de sua Adequação Psicométrica

Autores/as

  • Valdiney V. Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Taciano L. Milfont Universidade Victoria de Wellington, Nova Zelândia Universidade Federal de Alagoas
  • Rildésia S. V. Gouveia Centro Universitário de João Pessoa
  • Emerson Diógenes de Medeiros Universidade Federal do Piauí
  • Kátia Correa Vione Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Karla Silva Soares Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Vitalidade, Vigor, Bem-estar, Validade

Resumen

Esta pesquisa objetivou reunir evidências psicométricas de adequação da Escala de Vitalidade Subjetiva (EVS), realizando-se três estudos. No Estudo 1 200 estudantes universitários responderam a EVS. O instrumento mostrou uma estrutura fatorial unidimensional (a = 0,73). No Estudo 2 participaram outros 200 estudantes universitários que responderam o mesmo questionário. Uma análise fatorial confirmatória (AFC) corroborou esta estrutura, embora o item 2 tenha sido pouco adequado. Assim, realizou-se nova AFC excluindo-o. Os resultados foram melhores do que quando considerados todos os itens (a = 0,75). O Estudo 3 replicou estes resultados com 200 professores do ensino fundamental, testando também a validade convergente da EVS com a satisfação com a vida. Concluiu-se que este instrumento reúne evidências psicométricas que apóiam seu uso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bostic, T. J., Rubio, D. M., & Hood, M. (2000). A validation of the
subjective vitality scale using structural equation modeling.
Social Indicators Research, 52, 313-324.
Byrne, B. M. (1989). A primer of LISREL: Basic applications and
programming for confirmatory factor analytic models. New
York: Springer-Verlag.
Cha, E.-S., Kim, K. H., & Erlen, J. A. (2007). Translation of scales
in cross-cultural research: Issues and techniques. Journal of
Advanced Nursing, 58, 386-395.
Chaves, S. S. S., & Fonsêca, P. N. (2006). Trabalho docente: Que
aspectos sociodemográficos e ocupacionais predizem o bemestar
subjetivo? Psico-PUCRS,37, 75-81.
Cheung, G. W., & Rensvold, R. B. (2002). Evaluating goodnessof-
fit indexes for testing measurement invariance. Structural
Equation Modeling, 9, 233-255.
Clark, L. A., & Watson, D. (1995). Constructing validity: Basic
issues in objective scale development. Psychological
Assessment, 7, 309-319.
Diener, E., Emmons, R. A., Larsen, R. J., & Griffin, S. (1985).
The Satisfaction With Life Scale. Journal of Personality
Assessment, 49, 71”“75.
Fonsêca, P. N., Chaves, S. S. S., & Gouveia, V. V. (2006). Professores
do ensino fundamental e bem-estar subjetivo: Uma explicação
baseada em valores. Psico-USF, 11, 45-52.
Garson, G. D. (2003). PA 765 Statnotes: An online textbook.
Retrieved from http://www2.chass.ncsu.edu/garson/pa765/
statnote.htm.
Google Acadêmico (2008). Escala de Vitalidade Subjetiva /
Subjective Vitality Scale. Retrieved from http://scholar.
google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=escala+de+
vitalidade+subjetiva&lr=.
Gorsuch, R. L. (1983). Factor analysis. Hillsdale: Lawrence
Erlbaum.
Gouveia, V. V., Chaves, S. S. S., Oliveira, I. C. P., Dias, M. R.,
Gouveia, R. S. V., & Andrade, P. R. (2003). A utilização
do QSG-12 na população geral: Estudo de sua validade de
construto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19, 241-248.
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Fonseca, P. N., & Coelho, J. A. P.
M. (2009). Life satisfaction in Brazil: Testing of psychometric
properties of the Satisfaction With Life Scale (SWLS) in five
Brazilian samples. Social Indicators Research, 90, 267-278.
Hayton, J. C., Allen, D. G., & Scarpello, V. (2004). Factor retention
decisions in exploratory factor analysis: A tutorial on parallel
analysis. Organizational Research Methods, 7, 191-205.
John, D., & MacArthur, C. T. (1997). Vitality and vigor. Retrieved
from http://www.macses.ucsf.edu/Research/Psychosocial/
notebook/vitality.html
John, L. H. (2004). Subjective well-being in a multicultural urban
population: Structural, and multivariate analyses of the Ontario
Health Survey Well-being Scale. Social Indicators Research,
68, 107-126.
Kasser, T., & Ahuvia, A. (2002). Materialistic values and well-being
in business students. European Journal of Social Psychology,
32, 137-146.
Kelloway, E. K. (1998). Using LISREL for structural equation
modeling: A researcher’s guide. Thousand Oaks: Sage
Publications.
Laros, J. A. (2005). O uso da análise fatorial: Algumas diretrizes
para pesquisadores. In L. Pasquali (Ed.), Análise fatorial para
pesquisadores (pp. 163-184). Brasília, DF: LabPAM.
McNair, D. M., Loor, M., & Droppleman, L. F. (1971). Manual
for the profile of mood states. San Diego, California: EdiTs /
Educational and Industrial Testing Service.
Nix, G. A., Ryan, R. M., Manly, J. B., & Deci, E. L. (1999).
Revitalization through self-regulation: The effects of
autonomous and controlled motivation on happiness and
vitality. Journal of Experimental Social Psychology, 35,
266-284.
Nunnally, J. C. (1991). Teoría psicométrica. México, DF: Trillas.
Paschoal, T,. & Tamayo, A. (2008). Construção e validação da
Escala de Bem-estar no Trabalho. Avaliação Psicológica, 7,
11-22.
Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e
na educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
Ryan, R. M., & Frederick, C. M. (1997). On energy, personality and
health: Subjective vitality as a dynamic reflection of well-being.
Journal of Personality, 65, 529-565.
Schreisheim, C. A., & Eisenbach, R. J. (1996). The exploratory
and confirmatory factor-analytic investigation of item wording
effects on the obtained factor structures of survey questionnaire
measures. Journal of Management, 2, 1177”“1193.
Schriesheim, C. A., Eisenbach, R. J., & Hill, K. D. (1991). The
effects of negation and polar opposites on questionnaire
reliability and validity: An experimental investigation.
Education and Psychological Measurement, 51, 67”“78.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate
statistics. Needham Heights: Allyn & Bacon.
Teixeira, A. C. P., Fonseca, A. R., & Maximo, I. M. N. S. (2002).
Inventário SF36: Avaliação da qualidade de vida dos alunos
do curso de psicologia do Centro UNISAL ”“ U.E. Lorena
(SP). PSIC ”“ Revista de Psicologia da Editora Vetor, 3, 16-27.
Thayer, R. E. (1987). Energy, tiredness, and tension effects as a
function of a sugar snack vs. moderate exercise. Journal of
Personality and Social Psychology, 52, 119-125.
van de Vijver, F. J. R., & Leung, K. (1997). Methods and data
analysis for cross-cultural research. Newbury Park: Sage.
Watkins, D. (1989). The role of confirmatory factor analysis in
cross-cultural research. International Journal of Psychology,
24, 685-701.
Ye, S. (2009). Factor structure of the General Health Questionnaire
(GHQ-12): The role of wording effects. Personality and
Individual Differences, 46, 197-201.

Publicado

2012-04-03

Cómo citar

Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Gouveia, R. S. V., de Medeiros, E. D., Vione, K. C., & Soares, A. K. S. (2012). Escala de Vitalidade Subjetiva ”“ EVS:: Evidências de sua Adequação Psicométrica. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(1), 05–13. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17547

Artículos más leídos del mismo autor/a