A Relação entre as Representações acerca das Figuras Parentais e as Competências Sociais em Crianças Maltratadas e não Maltratadas

Autores

  • Mariana Lopes Sousa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Orlanda Cruz Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Representação mental em crianças, Representação parental, Relações pais-criança, Competência, Abuso da criança

Resumo

Assumindo a centralidade das representações acerca das figuras parentais na trajetória desenvolvimental, este estudo teve como objetivo analisar o impacto destas representações nas competências sociais de crianças maltratadas e não maltratadas. Participaram, nesta investigação, 62 crianças em idade escolar (22 maltratadas e 40 não maltratadas). As representações acerca das figuras parentais foram avaliadas com a Entrevista de Avaliação das Representações acerca das Figuras Parentais e as competências sociais com a adaptação portuguesa da Social Skills Rating System ”“ form for teachers. Quando controlado o efeito do nível socioeconómico, verifica-se um impacto diferencial das representações mentais na competência social nas crianças maltratadas e não maltratadas, sugerindo que estes dois grupos de crianças atribuem significados distintos aos comportamentos parentais de afeto e disciplina.

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Publicado

2017-02-02

Como Citar

Sousa, M. L., & Cruz, O. (2017). A Relação entre as Representações acerca das Figuras Parentais e as Competências Sociais em Crianças Maltratadas e não Maltratadas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(2). Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17961

Edição

Seção

Estudos Empíricos