Efeitos de Instruções Preliminares sobre o Seguimento de Regras

Autores

  • Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior Universidade Federal do Pará
  • Carla Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Escolha de acordo com o modelo, Instruções preliminares, Instruções correspondentes, Instruções discrepantes, Seguimento de regras

Resumo

O presente estudo teve como objetivo testar os efeitos de diferentes instruções preliminares sobre seguimento de instruções correspondentes e discrepantes. 18 participantes foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo e distribuídos em três grupos, que diferiram quanto às instruções preliminares recebidas (completa, sem trechos sobre materiais ou sem trechos sobre conseqüências). Os participantes de cada grupo foram divididos em duas condições experimentais, em que instruções correspondentes ou discrepantes eram apresentadas. Os resultados mostraram que a ausência de trechos sobre materiais dificulta a realização da tarefa e a ausência de trechos sobre as conseqüências diminui a variação de respostas, porém todos participantes que realizaram corretamente a tarefa seguiram tanto instruções correspondentes quanto discrepantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, L. C., de Souza, D. G., Matos, M. A., & Paracampo, C. C. P. (2003). Análise dos efeitos de histórias experimentais sobre o seguimento subseqüente de regras. Acta Comportamentalia, 11, 87-126.
Albuquerque, L. C., & Ferreira, K. V. D. (2001). Efeitos de regras com diferentes extensões sobre o comportamento humano. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14, 143-155.
Albuquerque, L. C., Mescouto, W. A., & Paracampo, C. C. P. (2011). Controle por regras: efeitos de perguntas, sugestões e ordens. Acta Comportamentalia, 19, 19-42.
Albuquerque, L. C., & Silva, F. M. (2006). Efeitos da exposição a mudanças nas contingências sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22, 101-112.
Barret, D. H., Deitz, S. M., Gaydos, G. R., & Quinn, P. C. (1987). The effects of programmed contingencies and social conditions on responses stereotipy with human subjects. The Psychological Record, 37, 489-505.
Baum, W. M. (1995). Rules, culture and fitness. The Behavior Analyst, 18, 1-21.
Braga, M. V. N., Albuquerque, L. C., & Paracampo, C. C. P. (2005). Análise dos efeitos de perguntas e de instruções sobre o comportamento não-verbal. Interação em Psicologia, 9, 77-89.
Cerutti, D. T. (1994). Compliance with instructions: Effects of randomness in scheduling and monitoring. The Psychological Record, 44, 259-276.
DeGrandpre, R. J., & Buskist, W. F. (1991). Effects of accuracy of instructions on human behavior: Correspondence with reinforcement contingency matters. The Psychological Record, 41, 371-384.
DeGrandpre, R., Buskist, W., & Cush, D. (1990). Effects of orienting instructions on sensitivity to scheduled contingencies. Bulletin of Psychonomic Society, 28, 331-334.
England, D. E., & Buskist, W. (1995). The effects of instructions on subjects’ disclosure of information about operant tasks. The Psychological Record, 45, 451-461.
Farias, A. F., Paracampo, C. C. P., & Albuquerque, L. C. (2011). Efeitos de ordens, sugestões e acordos sobre o comportamento não-verbal de adultos. Acta Comportamentalia, 19, 65-88.
Hayes, S. C., Brownstein, A. J., Zettle, R. D., Rosenfarb, I., & Korn, Z. (1986). Rule governed behavior and sensitivity to changing consequences of responding. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 45, 237-256.
Hayes, S. C., Zettle, R., & Rosenfarb. I. (1989). Rule-following. In S. C. Hayes (Ed.), Rule governed behavior: Cognition, contingencies, and instructional control (pp. 191-220). New York: Plenum.
Joyce, J. H., & Chase, P. N. (1990). Effects of response variability on the sensivity of rule-governed behavior. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 54, 251-262.
LeFrancois, J. R., Chase, P. N., & Joyce, J. (1988). The effects of variety of instructions on human fixed-interval performance. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 49, 383-393.
Mallot, R. W. (1989). The achievement of evasive goals: control by rules describing contingencies that are not direct acting. In S. C. Hayes (Ed.), Rule-governed behavior: Cognition, contingencies and instructional control (pp. 269-322). New York: Plenum.
Martinez, H., & Tamayo, R. (2005). Interactions of contingencies, instructional accuracy, and instructional history in conditional discrimination. The Psychological Record, 55, 633-646.
Newman, B., Buffington, D. M., & Hemmes, N. S. (1995). The effects of schedules of reinforcement on instruction following. The Psychological Record, 45, 463-476.
Oliveira, V. L., & Albuquerque, L. C. (2007). Efeitos de histórias experimentais e de esquemas de reforço sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23, 217-218.
Paracampo, C. C. P., de Souza, D. G., Matos, M. A., & Albuquerque, L. C. (2001). Efeitos de mudança em contingências de reforço sobre o comportamento verbal e não verbal. Acta Comportamentalia, 9, 31-55.
Schlinger, H. (1993). Separating discriminative and function-altering effects of verbal stimuli. The Behavior Analyst, 16, 9-23.
Schlinger, H., & Blakely, E. (1987). Function-altering effects of contingency-specifying stimuli. The Behavior Analyst, 10, 41-45.
Shimoff, E., Catania, A. C., & Matthews, B. A. (1981). Uninstructed human responding: Sensitivity of low-rate performance to schedule contingencies. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 36, 207-220.
Simonassi, L., Oliveira, C., & Gosch, C. (1997). Exposição a contingências, conteúdo de instrução e formulação de regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 13, 189-195.
Skinner, B. F. (1966). An operant analysis of problem solving. In B. Kleinmuntz (Ed.), Problem Solving: research, method, and theory (pp. 225-257). New York: Wiley.
Teixeira Júnior, R. R., & Paracampo, C. C. P. (no prelo). Efeitos de instruções preliminares, específicas e mínima sobre uma tarefa experimental e seguimento de instruções. Revista Brasileira de Análise do Comportamento.
Weiner, H. (1970). Instructional control of human operant responding during extinction following fixed-ratio conditioning. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 13, 391-394.
Zettle, R. D., & Hayes, S. C. (1982). Rule-governed behavior: A potential theoretical framework for cognitive-behavioral therapy. In P. C. Kendall (Ed.), Advances in cognitive-behavioral research and therapy (pp. 73-118). New York: Academic Press.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Teixeira Júnior, R. R., & Paracampo, C. C. P. (2012). Efeitos de Instruções Preliminares sobre o Seguimento de Regras. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(3), 267–274. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18160

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)