Impacto da Creche para a Interação Mãe-Criança e para o Desenvolvimento Infantil

Autores

  • Scheila Machado da Silveira Becker FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3532

Palavras-chave:

Creche, Interação mãe-criança, Desenvolvimento infantil

Resumo

Buscou-se investigar o impacto da creche na interação mãe-criança e no desenvolvimento infantil nos dois primeiros anos de vida da criança. Participaram 44 crianças (M= 6,4 meses; DP= 1,6) e suas mães (M= 34,1 anos; DP= 5,2), divididas em dois grupos: Grupo Creche (21 crianças que frequentavam a creche) e Grupo Não Creche (23 que não frequentavam). Avaliou-se o desenvolvimento aos 6, 12 e 18 meses da criança e a interação mãe-criança aos 12 e 18 meses. Os resultados revelaram que a frequência à creche não interferiu na qualidade da interação mãe-criança e não diferenciou os grupos quanto ao desenvolvimento infantil (cognitivo, linguagem, socioemocional), indicando que famílias de classes média e alta e creches com qualidade suficiente podem se igualar em seus eventuais benefícios.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

Becker, S. M. da S., & Piccinini, C. A. (2019). Impacto da Creche para a Interação Mãe-Criança e para o Desenvolvimento Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3532

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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