Eu Cabelo Você
Ações criativas como um meio de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20660Palavras-chave:
A/r/tografia. Investigação baseada em artes. Pesquisa interdisciplinar. Performance. Poesia.Resumo
Este artigo explora os cabelos humanos como um meio artístico. Venho questionando a relação de confiança e a dinâmica de poder entre quem corta o cabelo e aquele que recebe o corte de cabelo. Esta situação reflete nossas interações da vida diária de várias maneiras, particularmente entre profissionais e não profissionais, como artistas e não artistas e professores e alunos. Descobri que, para construir uma relação recíproca confiável, ambos os lados devem fazer um esforço para
entender as mentes dos outros. Este artigo inclui fotos da performance de cabelo e poesia para apresentar minhas investigações baseadas em artes para ajudar a entender esse relacionamento humano.
Downloads
Referências
BERGER, J. Ways of seeing. NY: Penguin, 1972.
EISNER, E. W. The enlightened eye: qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. Upper Saddle River, NJ: Merrill, 1998.
GILLARD, Y. “ART”. In the Ubyssey, 2010. Retrieved from http://ubyssey.ca/culture/making-the-cut/
GILLARD, Y. “ART” and Caught in the Middle. In Schema Magazine, 2010. Retrieved from http://schemamag.ca/2010/08/20/caught_in_the_middle_aug_23-27/#.WTZG34XG07B
GILLARD, Y. Intercultural ART&Process of art-making [photograph]. InVASA (Visual Arts Students’ Association) monthly newsletter, vol. 1, n. 8, 5, 2011. Retrieved from http://www.ahva.ubc.ca/eventsDetails.cfm?EventID=979&EventTypeNumID=3
IRWIN, R.; BEER, R.; SPRINGGAY, S.; GRAUER, K.; XIONG, G.; BICKEL, B. The Rhizomatic Relations of A/r/tography. Studies in Art Education. vol. 48, n.1, p. 70-88, 2006. Retrieved from http://www.jstor.org.ezproxy.library.ubc.ca/stable/25475806
LEGGO, C. Pedagogy of the Heart: Ruminations on Living Poetically. The Journal of Educational Thought (JET) / Revue De La Pensée Éducative. vol. 39, n.2, p. 175-195, 2005.
Retrieved from https://acurriculumjourney.files.wordpress.com/2014/04/leggo2005-pedagogy-of-the-heart-ruminations-on-living-poetically.pdf
_____. What is a poem good for? 14 Possibilities. Journal of Artistic and Creative Education. vol. 5, n.1, p. 32”“58, 2011.
_____. 29 Ways of Looking at the Oblique in A/r/tography. Visual Arts Research. vol. 38, n. 2, p. 1-5, 2012.
LEGGO, C. Narrative inquiry: Attending to the art of discourse. Language and Literacy. vol. 10, n. 1, 2008. Retrieved from http://ezproxy.library.ubc.ca/login?url=http://search.proquest.com.ezproxy.libraryubc.ca/docview/1428562360?accountid=14656